São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERGIO COSTA

Campeonato carioca

RIO DE JANEIRO - Primeiro, licença ao Lula pelas metáforas. Como no futebol, em que os grandes times do Rio não emplacam no Brasileiro, se a eleição nacional for se realizar dentro do quadro desenhado hoje, políticos daqui nem sequer lutariam contra o rebaixamento. Ganhariam logo papéis secundários na disputa de outubro -uma decisão paulista.
Mais interessado em somar títulos estaduais do que em disputar o nacional, o PMDB tentou, ao melar as prévias do partido, botar Anthony Garotinho no banco de reservas. Terceiro lugar na última corrida à Presidência, o ex-governador, agora sem a concorrência de Germano Rigotto, luta contra o tempo e um intrincado regulamento.
Promete partir com tudo para a convenção de junho, que decidirá a sua candidatura. Se a mulher, Rosinha, não deixar o governo até o fim do mês, Garotinho, pelos planos dos caciques governistas do PMDB, poderá ir direto do banco para o vestiário. Com Rosinha no governo, ele só pode sair para presidente ou vice. A conferir, até dia 31, os próximos passos do casal para permanecer no jogo.
Outra força local, Cesar Maia, pré-candidato a presidente pelo PFL, também vê o campo para o ataque diminuir à sua frente. Ao mesmo tempo em que seu partido o inclui na negociação com os tucanos para apoiar Geraldo Alckmin, ele sabe que tem a defesa desguarnecida no Rio.
O entrosamento com o PSDB local -que escalou seu vice- não é dos melhores. Se deixasse a prefeitura para disputar o Estado, ofereceria o palanque desejado a Alckmin, mas sofreria com o "fogo amigo" do PSDB pelas costas na disputa regional. Principalmente se passasse aos tucanos uma prefeitura sem caixa e um Pan 2007 para ser improvisado por conta de obras incompletas.
Garotinho e Cesar sonham alto, mas podem acabar como Flamengo e Vasco: arqui-rivais no Rio e nada mais. E chega de metáforas!


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Indecência
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Luiz de Freitas Bueno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.