São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KENNETH MAXWELL

Insatisfação pública

AS MAIS RECENTES pesquisas de opinião do Pew Research Center demonstram um alarmante desencanto em relação ao governo dos EUA. O sucesso do presidente Obama ao conseguir aprovar a reforma da saúde pouco fez para reduzir a hostilidade generalizada com Washington que reina no país. O descontentamento com o Congresso atingiu proporções épicas, e apenas 22% dos entrevistados afirmam confiar no governo "quase sempre ou a maioria do tempo". A oposição aos atuais integrantes do Congresso, que já está perto de um recorde histórico, continua a crescer.
Os dois partidos políticos estão se preparando para as eleições deste ano. Os republicanos esperam se sair bem e talvez reconquistar a maioria na Câmara dos Deputados.
Caso consigam conquistar dez assentos no Senado, podem reverter a maioria democrata ali. Alguns dos conflitos mais intensos do momento estão acontecendo nas primárias internas do Partido Republicano e envolvem conservadores insurgentes que estão desafiando candidatos estabelecidos.
O mais notável é Marco Rubio, um jovem e atraente conservador da Flórida que está disputando a vaga na eleição ao Senado contra o governador do Estado, Charlie Crist. Rubio, que já ultrapassou Crist nas pesquisas de opinião pública, conta com o apoio do senador Jim DeMint, da Carolina do Sul, e seu "Fundo Conservador" de US$ 3 milhões. Mesmo na primária republicana do Arizona, o senador John McCain tem apenas cinco pontos de vantagem diante de J. D. Hayworth, apresentador de rádio e ex-deputado federal, que reformulou sua imagem e se apresenta agora como adversário militante de toda forma de imigração mexicana.
Recentes pesquisas do Pew Research Center demonstram uma queda no apoio ao controle de armas e ao direito ao aborto, bem como uma ascensão nas dúvidas quanto ao aquecimento global. A mais intensa oposição a Washington vem do fervoroso movimento antigoverno "Tea Party".
A pesquisa do Pew Research Center mostrou que o número de pessoas que se dizem zangadas com o governo federal dobrou de 2000 para cá e que uma grande minoria, cerca de 30% dos entrevistados, considera o governo federal uma ameaça à sua liberdade pessoal. A maioria dos entrevistados acha que o governo é grande e poderoso demais e que interfere muito em questões estaduais e locais.
Bob Menendez, senador por Nova Jersey e coordenador da campanha democrata no Senado, diz que as belicosas primárias do Partido Republicano estão criando "batalhas sangrentas e ferozes". Mas não é esse o verdadeiro problema para os democratas. O problema é que agora a paixão está toda do lado dos republicanos.


KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Melancolia de um carioca
Próximo Texto: Frases

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.