São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 2005

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PLANO HUMORÍSTICO

Em 2002 , durante a campanha eleitoral que terminou com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT apresentou aos brasileiros um documento intitulado "Combate à Corrupção, Compromisso com a Ética". Entre os responsáveis pela elaboração dessa peça de marketing, destinada a fortalecer o ilusório sentido moralizador da candidatura petista, figurava o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP), hoje muito perto de ter seu mandato de deputado cassado pela Câmara.
Como já se observou em outras frentes do atual governo, a maior parte das mudanças prometidas durante a campanha foi abandonada após a posse. Segundo reportagem publicada ontem por esta Folha, das dez medidas mais relevantes do programa, apenas três foram integralmente postas em prática.
É significativo, por exemplo, que não tenha saído do papel a criação de uma agência nacional anticorrupção, a ser formada por representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público e da sociedade civil, com amplos poderes para coordenar o combate aos desvios praticados na máquina pública e formular um "Plano Nacional Anticorrupção". Não só não se elaborou plano algum como a agência foi reduzida a um conselho ornamental.
Muitas outras decisões que poderiam contribuir para conter as irregularidades ficaram, na melhor das hipóteses, inconclusas. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a proposta de criação de ouvidorias independentes nos diversos ministérios e com a promessa de ampliar a liberação dos registros e dados do Siafi (sistema informatizado de acompanhamento do Orçamento federal).
Diante das evidências de envolvimento do PT e de membros do governo numa miríade de ilicitudes, tendo como pano de fundo um projeto de captura do Estado, o plano poderia soar ao leitor de hoje como um texto humorístico -não fosse mais um dramático testemunho da abissal distância entre discurso e prática que marcou a ascensão de Lula à Presidência da República.


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