São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Escolhido a dedo

Alguns regimes ditatoriais parecem ter um talento especial quando se trata, não de simplesmente oprimir a maioria da população, mas de escolher a dedo as vítimas exemplares de suas arbitrariedades e caprichos. É este o caso do Irã dos aiatolás.
Não bastou a condenação de Sakineh Ashtiani, já submetida a açoites e sentenciada à morte por apedrejamento. É agora um cineasta, Jafar Panahi, quem se vê perseguido pelos tribunais iranianos. Depois de 88 dias detido à espera de julgamento, foi condenado a seis anos de prisão.
Seu crime? Preparava um filme sobre os movimentos de resistência ao regime de Mahmoud Ahmadinejad. Os seis anos de prisão, contudo, não pareceram suficientes à ditadura iraniana -e aí se acrescenta o toque especial, típico dos terroristas de Estado.
Além de seis anos no cárcere, o cineasta estará impedido de trabalhar em sua profissão pelos próximos 20 anos; durante esse tempo, Panahi estará também proibido de viajar, escrever roteiros ou conceder entrevistas.
Uma espécie de aniquilamento civil, portanto -cujo sentido não se limita apenas a castigar um opositor em particular. A violência contra o cineasta, já premiado em festivais importantes, como os de Cannes e Veneza, parece surgir como uma demonstração de que a ditadura iraniana não se intimida com as pressões que tem recebido por parte de defensores dos direitos humanos.
Às voltas com crescentes problemas na economia, e mantendo-se com impressionante empáfia depois dos vastos movimentos de protesto que se seguiram a uma eleição coberta de irregularidades e suspeitas, o presidente iraniano segue a estratégia conhecida. Radicalizar a repressão, definindo com precisa crueldade o tipo de suas vítimas, as penas que sofrerão e o impacto intimidatório que isso é capaz de produzir.


Texto Anterior: Editoriais: Desvio escandaloso
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Alckmismo reciclado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.