São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Dívida
"A imprensa comemora o fato de os ativos em dólar do Brasil (reservas internacionais e depósitos de brasileiros no exterior) terem superado em cerca de US$ 4 bilhões a dívida externa total do país. Não há dúvidas de que os governos Lula e FHC trabalharam com afinco para atrair os credores internacionais. Entretanto o real e grave problema não é o pagamento ou não da dívida, mas o custo social desta "credibilidade internacional".
Qual a real situação de nossa educação pública? Em que condições estão a saúde, o direito à moradia, a segurança pública, as estradas, o transporte?
O Brasil está internamente doente, mas se gaba de estar em lua-de-mel com os investidores externos."
CARLOS VASCONCELLOS (Rio de Janeiro, RJ)

Fidel
"Não entendo o destaque que os órgãos de comunicação estão dando à "renúncia" de Fidel Castro. Será que acham que mudará alguma coisa, haja vista o endeusamento que cidadãos e governantes insistem em proporcionar ao sanguinário ditador?
Enquanto Fidel estiver vivo, os "novos" dirigentes de Cuba não passarão de simples marionetes nas mãos do admirável e único mito vivo, como assim o qualificou o nosso presidente."
ROBERTO ANTONIO CÊRA (Piracicaba, SP)

Isenção
"A coluna "Painel FC", do caderno Esporte, não mostra a isenção que deveria ao escrever sobre as eleições no São Paulo Futebol Clube. Desde 11 de fevereiro, o teor de suas notas tem o claro objetivo de constranger minha candidatura à presidência do clube, legitimada que é por minha condição de conselheiro eleito.
Não pretendo angariar a simpatia de jornalistas e de veículos de comunicação que cobrem o assunto, tampouco ficarei calado frente à parcialidade e à falta de seriedade na divulgação dos fatos.
Entretanto a Folha não esconde que já escolheu o seu candidato e, por isso mesmo, ignorou o fato de que na segunda-feira passada cerca de 600 pessoas, entre conselheiros, sócios e amigos, prestigiaram o lançamento de meu nome para presidente do São Paulo."
AURÉLIO MIGUEL (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Ricardo Perrone, editor do "Painel FC" - A Folha foi o primeiro veículo a noticiar a pré-candidatura de Aurélio Miguel, no "Painel FC".
Noticiou também a oficialização da candidatura. Algumas das idéias do candidato e de seus correligionários já foram publicadas pela coluna, que também ouviu a situação.

Educação
"Em relação à reportagem "Alunos da zona norte ficam sem kit escolar" (Cotidiano, 19/2), a Secretaria de Estado da Educação esclarece que todas as 5.500 escolas estaduais receberam antes do início das aulas os kits de materiais escolares. A entrega foi finalizada no dia 7 de fevereiro.
Os diretores das escolas que não entregaram aos alunos os kits já foram repreendidos pela secretaria. E os alunos já os receberam na terça-feira passada, dia 19.
Infelizmente, a reportagem não relatou que outras quatro escolas foram visitadas -todas entregaram kits aos alunos."
DANILO VICENTE, coordenador de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (São Paulo, SP)

Hidrelétricas
"Em relação à reportagem "Escada para peixe aumenta risco de extinção, diz grupo" (Ciência, 10/2), a Investco esclarece que o fechamento da escada de peixes da UHE Luís Eduardo Magalhães-Lajeado não foi condicionado a seu impacto negativo e tampouco foi determinado pelo Ibama.
Foi um procedimento adotado pelos pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, que, desde 1999, vem estudando a ictiofauna associada ao empreendimento a fim de aprofundar os conhecimentos sobre sua eficiência e a melhor forma de utilizá-la.
Os dados gerados nos estudos da escada de peixes da UHE Luís Eduardo Magalhães-Lajeado estão entre os pioneiros no Brasil e têm possibilitado a compreensão da sua eficácia, sendo que os empreendedores da usina não têm medido esforços na busca de informações com embasamento científico que possam contribuir para minimizar os impactos sobre a ictiofauna."
JOSÉ EDUARDO COSTANZO, vice-presidente-executivo da Investco (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Claudio Angelo - A escada de Lajeado está efetivamente fechada com tela, funcionando apenas para fluxo de água, e não de peixes. O fechamento foi realizado num acordo entre o Naturatins (órgão ambiental do Estado), o Ibama e a Investco, após um relatório do projeto de monitoramento emitido pela Universidade Federal do Tocantins ter determinado os impactos negativos da escada sobre a fauna.

Bibliotecas
"Abri o jornal na terça-feira e deparei com a informação de que o prefeito Gilberto Kassab fechará quatro bibliotecas municipais em São Paulo.
Sugiro ao senhor prefeito que conheça a experiência colombiana com bibliotecas públicas.
Além de conhecer essa experiência no exterior, o senhor prefeito deveria também conhecer as nossas bibliotecas. Não têm estrutura, são feias, estão abandonadas e só conseguem fazer um trabalho magnífico por causa das bibliotecárias, verdadeiras guerreiras, que às vezes tiram do próprio bolso para a manutenção do espaço.
Precisamos de mais livros, de mais respeito à cultura e de mais bibliotecas. É por meio delas que podemos retomar a nossa tão aviltada cidadania."
ILAN BRENMAN (São Paulo, SP)

Segurança
"Na verdade, a reportagem "Reprovação a Kassab diminui 8 pontos" (Brasil, 17/2) aponta como o principal problema de São Paulo, pela ótica da população, o quesito segurança/violência.
Isso só vem a confirmar o que todos nós já sabíamos: a sensação de insegurança dos paulistanos é incontestável.
Embora haja boa vontade de alguns membros do governo em amenizar essa assombração chamada insegurança, o fato é que está na hora de o governo olhar de fato para as necessidades da segurança pública do nosso Estado."
LEANDRO AMARAL, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP (São Paulo, SP)

Folha, 87
A Folha agradece as felicitações por seus 87 anos recebidas de: José Aristodemo Pinotti, deputado federal -DEM-SP (Brasília, DF); José Eduardo Cardozo, deputado federal -PT-SP- e secretário-geral do PT (Brasília, DF); Horacio Aragonés Forjaz, vice-presidente-executivo de Administração e Comunicação da Embraer (São José dos Campos, SP); Claudir José Mandelli (Tupã, SP); Luciana Bauer (Porto Alegre, RS); Antonio Carlos de Oliveira Cesar Júnior (São Paulo, SP); Paulo Dias Neme (São Paulo, SP); Accesso - Assessoria de Comunicação (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Luiz Flávio Borges D'urso: Interpretação enviesada

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.