São Paulo, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Cuba
"Todos nós defensores dos direitos humanos esperamos que o senhor Paulo de Tarso Vannuchi faça parte da comitiva de Lula em sua viagem a Cuba.
O grande Vannuchi não deverá perder essa oportunidade para pressionar o democrático governo cubano a rever as penas de até 28 anos de prisão impostas desde 2003 a 75 dissidentes do regime. Poderá ainda fazer uma visita de solidariedade aos presos e ficar conhecendo as excelentes instalações carcerárias lá existentes.
Outro que também poderia acompanhar o presidente é Chico Buarque. Ele adora a ilha em sua plena democracia, apesar de sempre passar férias em Paris."
HUMBERTO DE LUNA FREIRE FILHO (São Paulo, SP)

PT
"Coitado do André Singer, ficou sem partido e sem discurso ("PT deve dizer "não" a PMDB, afirma Singer", Brasil, ontem).
Bons tempos aqueles em que o PT ia para as esquinas com bandeirolas protestar contra as privatizações. Hoje, esconde Sarney, Calheiros e tem nojo de apresentar Michel Temer."
JOSÉ CARLOS PRADO ALVES (Ituiutaba, MG)

Receita
"Sobre o texto "Fisco "blinda" grandes grupos em ano eleitoral" (Dinheiro, 21/2), a Receita esclarece que a portaria 3.324/2009 não é sigilosa, mas é divulgada no âmbito interno na Receita, como ocorre com atos legais dessa natureza. A portaria estabelece um cronograma para, de forma metodológica, viabilizar a troca de experiências entre as unidades da Receita na seleção de contribuintes, sobretudo em relação aos de maior capacidade contributiva.
A portaria não se refere ao ano-calendário de 2010, mas a metas de contribuintes que serão fiscalizados em 2011. Logo, afirmar que o "Fisco "blinda" grandes grupos em ano eleitoral" é absolutamente infundado.
A seleção de contribuintes não será feita pelo comando da Receita.
Ela continuará sendo atividade de auditores-fiscais lotados em superintendências e em delegacias. A afirmação de que as delegacias estarão impedidas de agir isoladamente é falsa, pois mesmo após a conclusão dos procedimentos de seleção, que ocorrerão no ano-calendário de 2010, as unidades poderão acrescentar até 20% ao número de contribuintes selecionados caso ocorram fatos supervenientes.
A portaria proporciona o intercâmbio de metodologias. Um auditor-fiscal poderá, inclusive, selecionar contribuintes para outras delegacias ou regiões fiscais. Ou seja, a seleção de grandes contribuintes deixa de ser geográfica e passa a ser por especialização.
A informação de que a portaria estaria por "limitar", "inibir", "engessar" e "retirar a autonomia" do trabalho do fiscal revela total desconhecimento quanto ao referido ato. A seleção continua a ser executada por auditores-fiscais."
IÁGARO JUNG MARTINS , auditor-fiscal da Receita, coordenador-geral de Processos Estratégicos (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Leonardo Souza - O subsecretário de Fiscalização, Marcos Vinícius Neder, confirmou, em entrevista gravada, que as novas regras já valem para 2010. Ele se referiu à cópia da portaria em posse da reportagem como "sob sigilo". De acordo com a portaria, a lista dos grandes contribuintes a serem fiscalizados terá de passar pelo crivo da Coordenação-Geral de Processos Estratégicos, que faz parte do órgão central do fisco em Brasília.

Folhateen
"A página 12 do Folhateen de 15/2 é uma excelente peça de pornografia. Como literatura destinada a adolescentes, é uma afronta aos bons costumes.
Um pai mostraria aquela página à sua filha de 14 ou 15 anos?"
GUSTAVO O. BORGES (São José dos Campos, SP)

Jesus
"A leitora Ignez Tollini (21/2) reclamou da blasfêmia de Elton John e criticou este jornal. Eu diria que a blasfêmia só existe para o crente.
Para o ateu, é apenas uma opinião.
A afirmação do cantor é tão disparatada quanto a que diz ter Jesus nascido de uma mulher virgem.
O jornal tem o dever de publicar o que acontece, não importa quem fique sensibilizado com os fatos."
CARLOS ANTONIO A. GUIMARÃES (Curitiba, PR)

Success for Kids
"Gostaríamos de esclarecer alguns pontos a respeito da coluna de Mônica Bergamo de 21/2.
Quando procurados pela jornalista da Folha, na noite de Quarta-Feira de Cinzas, 17/2, colocamo-nos à disposição para uma entrevista presencial, completa, na manhã de sexta-feira, 19/2, o que, infelizmente, não foi uma opção aceita pela jornalista. Assim , gostaríamos de ressaltar o que segue:
1. O SFK Brasil não é uma ONG da Madonna. Madonna dedica-se a diversas causas humanitárias, entre elas o apoio ao SFK Brasil. O apoio se limita ao de doadora e captadora voluntária de recursos; 2. O SFK não tem nenhum cunho religioso. Os princípios em que nos baseamos fazem parte de educação em valores humanos e habilidades práticas para a vida, reconhecidos pela Unesco como parte fundamental de uma educação completa; 3. Cem por cento dos recursos captados para o SFK Brasil destinam-se ao desenvolvimento e disseminação do programa educacional no Brasil, para milhares de crianças brasileiras; 4. Os recursos financeiros do SFK Brasil são exclusivamente destinados à disseminação do programa educacional SFK no Brasil. Repasses financeiros a outras organizações não fazem e nunca foram parte da missão do SFK Brasil. Nossas parcerias baseiam-se em levar exclusivamente cursos SFK aos alunos das organizações parceiras.
Estamos inteiramente à disposição para novos esclarecimentos."
ESTELA DE WULF , diretora-geral da SFK Brasil (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Mônica Bergamo - A senhora Estela de Wulf foi procurada por dois meses pela Folha. Na semana passada, foi informada de que o prazo de edição da reportagem era a quinta-feira, dia 18.

Folha, 89
A Folha agradece as felicitações por seus 89 anos recebidas de: Toninho Paiva, vereador pelo PR (São Paulo, SP); Ambrosina Freitas Paiva, vice-presidente da Academia Itajubense de Letras (Itajubá, MG); Fernando Sande, diretor administrativo do Sindicato das Academias de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG); Paulo Oyamada, presidente, e Gervásio Manoel da Silva, assessor de imprensa da Federação Estadual dos Trabalhadores e Empregados Rurais na Agricultura do Estado (São Paulo, SP); José Maria de Alencastro Pelles (Goiânia, GO); José Elias Aiex Neto (Foz do Iguaçu, PR).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Antonio Quintella e Nilson Teixeira: Investimentos e expansão do crédito

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.