São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

O vasto faroeste

RIO DE JANEIRO - Se você quiser ficar mal informado sobre o Brasil, converse comigo. Ou com qualquer brasileiro que tenha passado alguns dias fora. Nestas duas semanas em que estive viajando, as únicas referências sobre o país nos jornais e TVs locais em que dei uma espiada se referiram à visita do papa. Mas o papa não vale, a notícia era ele.
A ausência conspícua do Brasil no noticiário internacional deixa mal nossos governantes, o atual e seu antecessor. Durante anos, encheram-nos os ouvidos de que o mundo já não podia passar sem eles e, em decorrência, sem nós. Só acreditou quem quis.
O Brasil gera pouca informação de interesse para a mídia estrangeira. E não estou falando dos jornais e TVs de Abdjan, Islamabad ou Adis Abeba, mas das cidades por onde andei e que nos tocam tão de perto, como Lisboa, o Porto e Madri. Nem o nosso futebol, de cujos cobras e minhocas eles se abastecem avidamente, merece espaço em suas pautas e programações.
Mas nem tudo está perdido. Se a imprensa estrangeira tem mais com o que se ocupar, o canal brasileiro a que se assiste no exterior pela TV paga -antes era a Globo; agora é a Record- se encarrega de suprir o mundo com as últimas sobre o Brasil. Foi por ele que fiquei sabendo dos tiroteios na Vila Cruzeiro, no Rio, e do quebra-quebra na praça da Sé, da chacina dos sete jovens no bairro do Jaraguá e dos seqüestros em São Paulo.
Pelo visto, nos 15 dias em que estive longe, o Brasil foi um vasto faroeste, e não aconteceu nada que não envolvesse assaltos, sustos, pancadarias, fuzis cuspindo fogo e inocentes ameaçados.
Ao chegar, descobri aliviado que não foi bem assim. Tivemos também o gol mil de Romário, a descoberta por Lula de que cerveja contém álcool e mais um escândalo brabo em Brasília. Notícia é mato.


Texto Anterior: Boston - Fernando Rodrigues: Os dois tipos de político
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: PAC: há progresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.