São Paulo, sexta-feira, 23 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Seleção
"Num país sem memória e sem gratidão, agora, após o jogo contra o Japão, fica fácil elogiar Ronaldo, assim como foi fácil criticá-lo o tempo todo. Que tal mudarmos um pouco de paradigma e, em vez de tantas críticas, dar estímulo e incentivo? Talvez, assim, os gols de Ronaldo de ontem tivessem um gosto de agradecimento, e não de desforra."
VIRGÍNIA M. KNABBEN (São Paulo, SP)

Ataques eleitorais
"Por ocasião dos pronunciamentos na convenção do PFL ("PFL diz que governo do PT é "corja" e que Lula é "ladrão", Brasil, pág. A4, 22/ 6), vê-se que a tônica dos discursos se restringiu a ataques pessoais ao presidente Lula, como se nada de politicamente mais saudável e eficaz pudesse ser proposto ao país. Pelo tom dos discursos, identifica-se o naipe das pessoas que querem assumir o poder, mostrando, mais uma vez, que os fins justificam os meios. Ou seja, vale tudo."
FLÁVIO SAMMARCO ROSA (Cotia, SP)

Ipea
"Em atenção à coluna de ontem do jornalista Luís Nassif ("Juros com camisinha", Dinheiro, pág. B4), cumpre esclarecer o seguinte: 1. A agenda de trabalho do Ipea é definida anualmente. Seus resultados são divulgados de acordo com o andamento das pesquisas e exprimem a diversidade de pensamento de que é feita a instituição; 2. Como consta do documento em questão, "as opiniões ali emitidas são de exclusiva e inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Ipea ou do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão'; 3. Felizmente, não vivemos mais o tempo da censura à divulgação de resultados das nossas pesquisas, mas, sim, o do estímulo ao debate, dentro do Ipea e na sociedade."
LUIZ HENRIQUE PROENÇA SOARES , presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Luís Nassif - Na área macroeconômica, todos do Ipea têm absoluta liberdade para escrever a mesma coisa que seus colegas. Na ditadura, o Ipea cultivava o contraditório; na democracia, o pensamento único. A ditadura não deixou saudades. O Ipea consciência crítica do país, sim.

Eleições
"Citado na reportagem "Após veto do PSDB, Quércia diz que vai disputar governo" (Brasil, 22/6), sobre uma eventual disputa no PDT, o vereador Carlos Apolinário, pré-candidato a governador, esclarece os seguintes pontos: 1) Embora tenha sido procurado pela Folha e ter respondido a todas as perguntas feitas pela repórter, a posição de Apolinário não foi publicada; 2) Preservando supostas fontes, a reportagem diz que "tucanos temem que Carlos Apolinário seja um braço do PT na campanha". A repórter poderia ter questionado o pré-candidato a esse respeito, e teria ouvido o que Apolinário tem dito por todo o Estado em seminários do partido. Ele não vai fazer campanha atacando pessoalmente ninguém, mas vai criticar o que considera ser erros das administrações do PT e do PSDB, partidos que ele classifica como os dois lados da mesma moeda; 3) A citação de Carlos Apolinário, tal como publicada, e às vésperas da convenção, traz danos que, acredito, podem ser minimizados com a publicação desta carta."
JOAQUIM DE CARVALHO , assessor de imprensa do vereador Carlos Apolinário (São Paulo, SP)

Varig
"Quantas empresas que estiveram à beira da falência foram beneficiadas com dinheiro público do BNDES por terem padrinhos nos governos nesses últimos 20 anos? Até "investidores" estrangeiros, no embalo das famigeradas privatizações, usufruíram das benesses do indigitado banco para a compra do nosso próprio patrimônio -como é o caso das ferrovias, que continuam aí, se arrastando, sem cumprir os contratos e sem pagar os empréstimos. Mas a Varig, patrimônio histórico nacional, e que tanto honrou o nome do Brasil pelo mundo afora, está morrendo. Que pena."
JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA (Lins SP)

 

"A Justiça e o Executivo devem acabar logo com as indecisões e as perplexidades, pois de nada adianta tentar salvar quem já está irremediavelmente perdido. Se o grupo de funcionários que comprou parte da empresa não tem dinheiro, então agiu de má-fé, e deve ser responsabilizado. A única solução legal parece ser a falência da Varig, acabando com a sua agonia inglória."
CARLOS ALBERTO DIAS FERREIRA (Rio de Janeiro, RJ)

Justiça
"Quero repudiar as aleivosias trazidas pelo leitor Tiago Cintra Essado, promotor de Justiça, que, à guisa de elogiar artigo do juiz Marcelo Semer, imputa prática de delito a juiz de sua área de atuação. Porém não o identifica nem o denuncia. São opiniões como essa que contribuem para o desprestígio do Poder Judiciário e do Ministério Público. Se, para o abastado, o furto de uma galinha é nada, para a viúva pobre, a quem ela é fonte de alimentação, é delito gravíssimo. Será que todos nós já nascemos ricos?"
HENRIQUE NELSON CALANDRA , desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Nike
"Em resposta ao leitor Moacir Gadotti ("Painel do Leitor", 14/6), esclareço que a parceria entre a Nike e a CBF está focada apenas no fornecimento de material esportivo para a seleção brasileira. A Nike não tem nenhuma interferência nas decisões da comissão técnica, seja na escalação, seja na convocação, seja na substituição de jogadores."
KÁTIA GIANONE , gerente de comunicação corporativa da Nike do Brasil (São Paulo, SP)

CARTA REGISTRADA

"Nesses tempos de Copa do Mundo, quem está batendo um bolão é a Argentina... fortalecendo sua democracia ao julgar os antigos agentes e governantes ilegítimos do país ("Argentina julga 1º membro do regime militar em 21 anos", Mundo, 21/6)."
WADY ISSA FERNANDES (São Paulo, SP)
 
"Será que o pai do "Fredinho" legalizou a saída das pedras na Receita Federal ("De Teófilo Otoni para o mundo", Copa 2006, 20/6)? Será que vai pagar o Imposto de Renda devido em cima do valor que lucrou? Quero crer que sim."
IRENE SANDKE (Curitiba, PR)
 
"Quer dizer que a SDE levou quatro anos para decidir que os clientes da Golden Cross tiveram prejuízo com a troca do 0800 pelo 0300 ("Golden Cross é multada por trocar serviço 0800 por 0300", Cotidiano, 20/6)?"
MÁRCIO M. LEONEL (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: David Feffer: O tipo de cidadão que o Brasil precisa ter

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.