São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS/DEBATES

Mudar para crescer

ORESTES QUÉRCIA

O PMDB de São Paulo, ao longo dos últimos oito anos, posicionou-se contra a política do atual governo. Empreendemos uma grande luta para lançar Itamar Franco candidato do PMDB à Presidência da República. Nessa perspectiva, o partido lançaria meu nome como candidato a governador.
Embora óbvia, e com base na história e tradição do partido, essa tentativa não teve êxito. Assim, em São Paulo, o PMDB decidiu, como prioridade do partido, a minha candidatura ao Senado. E apresentou o companheiro Lamartine Posella para a disputa pelo governo do Estado.
Diante desse novo quadro, nossos esforços se voltam para desenvolver o país e reformular o partido, na perspectiva de um grande projeto nacional, que recuse o atual modelo, implementado por tecnocratas sem pátria e que paralisou o Brasil e o colocou na dependência do capital internacional especulativo. Oito anos atrás éramos a oitava economia mundial e hoje somos a 11ª, com índices vergonhosos de qualidade de vida.
É preciso mudar, e mudar já, por meio de soluções que, prioritariamente, gerem empregos. Isso significa dar atenção e sustentação à produção, que nos colocará no caminho do desenvolvimento e do crescimento, favorecendo e multiplicando as oportunidades para quem trabalha e quem dá trabalho. É urgente a mudança desse modelo econômico, comprovadamente fracassado e excludente.
É preciso estabelecer uma política de inclusão e reinclusão no universo produtivo dessa gigantesca quantidade de homens e mulheres ativos e capazes, para que possam conduzir suas vidas com dignidade e perspectiva. É preciso oferecer oportunidades aos mais jovens e aos mais velhos, interrompendo uma prática nefasta do mercado.
Além do sentido político, o meu mandato de senador estará a serviço do povo paulista, com a atuação de quem traz na bagagem a experiência de vereador, prefeito de Campinas, deputado estadual, senador da República com a maior votação da história desse Estado, vice-governador e governador de São Paulo.
Em todos esses cargos públicos buscamos, acima de tudo, a defesa da democracia e da liberdade e a justiça social. Nossa atuação, respeitadas as características de cada momento, foi pautada por ações inovadoras, que mudaram os cenários de cada época, no sentido da implementação do crescimento. Governamos São Paulo com a prioridade do desenvolvimento e da prosperidade do seu povo. Hoje, as realizações e as conquistas daquele tempo revelam a mediocridade desses dois governos sucessivos do PSDB, que colocaram o Brasil em situação desastrosa.
Ações essenciais na área de segurança pública, hoje a grande tragédia de nosso Estado, poderão ser empreendidas pelo Senado. Num quadro em que 80% dos crimes são cometidos por reincidentes, é preciso modificar o sistema judiciário e promover ações coordenadas entre os governos da União e do Estado, com firmeza e investimentos bem feitos.
Conscientes da necessidade de fortalecimento dos municípios, pretendemos legislar no sentido de que todos os recursos para a saúde sejam destinados aos municípios, ficando para os governos da União e dos Estados apenas as grandes campanhas de prevenção e vacinação. No benefício dos mais pobres, os municípios devem administrar clínicas e hospitais, sob a fiscalização mais direta da população.


Pretendemos pautar nossa atuação pelo esforço para a geração de empregos e aumento do número de indústrias no Estado


Pretendemos pautar nossa atuação no Senado pelo esforço para a geração de empregos e pelo aumento do número de indústrias no Estado. Fiscalizaremos e legislaremos em defesa do pleno exercício da cidadania e de melhores condições de vida e dignidade para todos.
Nosso gabinete estará aberto aos prefeitos e vereadores, independentemente de partido político, como fizemos durante nosso governo em São Paulo. Daremos atenção à melhoria das escolas públicas e ao financiamento da casa própria. Vamos manter canal aberto com as lideranças trabalhistas e dar a atenção aos nossos empresários e agricultores. Manteremos acesa a esperança de melhores dias para os brasileiros de São Paulo.
Atuaremos no sentido de recolocar nosso Estado onde sempre esteve: no centro das grandes decisões nacionais. Queremos que a história do Brasil volte a ser escrita nas ruas de São Paulo. Como cidadão e principalmente como homem público, defendi esses ideais toda a minha vida. Eles são base da nossa plataforma de atuação parlamentar.


Orestes Quércia, 63, é presidente do PMDB-SP e candidato ao Senado por São Paulo. Foi governador do Estado (1987-91), senador pelo MDB paulista e candidato à Presidência da República na eleição de 1994.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Jorge Boaventura: O ópio do povo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.