São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Marta e Serra

BRASÍLIA - Enquanto o segundo turno não vem, Marta já parte para o ataque, enquanto Serra prefere a ironia, as provocações. E tudo ainda pode piorar muito.
A estratégia de Marta, já a todo vapor, é "desconstruir" a imagem de Serra, alardeada pelo programa tucano, de "o melhor ministro da Saúde que o país já teve".
A estratégia de Serra, para a reta final do primeiro turno, é alimentar o "voto útil" e a "onda anti-PT" e tentar assim capturar parte dos votos de Maluf e de Erundina desde já.
Juntando os cacos, Marta fala menos do que é bom de Marta e mais do que acha pior em Serra, enquanto Serra insiste na marcha batida de falar bem de Serra, mas já se preparando para enfatizar o que o imaginário popular identifica de pior no PT.
A campanha da prefeita quer evitar que Serra cresça além dos 37% detectados pelos dois últimos lances do Datafolha. E a de Serra quer tentar arrancar uns "dois pontinhos a mais" e confirmar o primeiro lugar em 3 de outubro.
Até agora, os dois candidatos principais estão quase empatados, com leve favoritismo de Serra. O que vai definir a eleição é exatamente o segundo turno. Leia-se: o espólio de votos de Maluf (hoje em torno de 12%) e de Erundina (4%).
É por isso que os petistas precisam desqualificar Serra como competente (atributo que os malufistas dizem prezar muito) e os tucanos querem lembrar a ojeriza do eleitor malufista ao PT (daí a "onda anti-PT").
No segundo turno, não há mais os candidatos "de aluguel", usados pelos candidatos contra seus adversários mais fortes. Também não há mais o espaço para o ataque ou a defesa dos vereadores aos "prefeitáveis". A mobilização do eleitorado é mais concentrada. E, enfim, é candidato contra candidato, no ringue.
Se a platéia quer sangue, não deve se decepcionar.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: "Autoridade Produtiva"
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Tomada de consciência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.