São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Deus na escola
"Muito bom o editorial pedindo o veto ao projeto "Deus na escola". Escola pública é espaço de convívio social. Devemos evitar todas as propostas de separar as crianças em guetos ou seitas nas escolas públicas. Que "Deus" nos acuda e nos proteja dos deputados e das deputadas que não entendem de educação e muito menos de escola pública, que deve ser democrática e laica."
MAURO ALVES DA SILVA, coordenador do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública (São Paulo, SP)

Guerra do Iraque
"Na Primeira Página da Folha de 18/9, aparece uma chamada informando que o senhor Alan Greenspan, ex-presidente do Banco Central norte-americano, teria afirmado em sua biografia recém-lançada que "o petróleo foi a principal causa da Guerra do Iraque". Ele pecou por omissão, não tendo mencionado a outra causa da guerra, a saber: o incremento da venda de armas pela indústria norte-americana."
MURICY GARCIA XAVIER (São Paulo, SP)

Violência
"Recupero-me do trauma de ter visto, impotente, um bandido apontar uma pistola automática para a cabeça de minha filha, despojando-a de sua bolsa enquanto estávamos presos num congestionamento no Morumbi (e acompanhei pelo retrovisor do carro a humilhação de outras pessoas atacadas no arrastão que se seguiu).
Durante o desespero dela, tentei acalmá-la. Mas não pude conter minha revolta contra o governo do Estado e a prefeitura, que, além de educarem mal, mantêm convênio espúrio que permite policiais militares multarem cidadãos pacatos por eventuais infrações de trânsito comum na região, desviando-os de suas missões preventivas de que a cidade tanto necessita.
Como advogado e jornalista, conclamo a OAB e a Fenaj a capitanearem a luta pela revogação do esdrúxulo convênio e pela valorização da polícia como um todo, dotando-a de vencimentos mais justos."
OSMAR SOARES DE CAMPOS (São Paulo, SP)

CPMF
"Na última pesquisa Ibope, só 5% dos entrevistados foram favoráveis à prorrogação da CPMF. Mas os parlamentares não se interessam pela opinião pública e lutam com todas as armas para que esse tributo seja aprovado, pois só pensam em si mesmos, garantindo a parte de cada um nos benefícios oferecidos pelo governo. Isso se assemelha a uma antiga "piada': um pai, ao assistir a uma parada militar, diz à esposa: Todos os soldados do batalhão estão com o passo errado, só o nosso filho é que está certo."
OSWALDO DOS SANTOS (São Paulo, SP)

Renan
"Renan Calheiros diz que as outras acusações contra ele não vão prosperar e que o Brasil questiona como se tira do Senado alguém que é inocente. O Brasil? Não me inclua nisso, prezado senador!"
KATY MARY DE FARIAS (Curitiba, PR)

Questão de prioridade
"São 35 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza e não conseguem sequer utilizar o transporte público. Um em cada 6 paulistanos mora em favelas, número que cresceu 38% nos últimos quatro anos. Mesmo assim, o prefeito de São Paulo elegeu como prioridade a poluição visual. Talvez o alcaide pense que está no comando de alguma cidade da Suíça."
ALFREDO CASEIRO (São Paulo, SP)

Decadência
"Como ouvinte assíduo da rádio Cultura FM e telespectador idem da TV Cultura, constato com tristeza e indignação a decadência da Fundação Padre Anchieta desde que ela se tornou vítima do "choque de gestão" do tucanato provinciano. Esperava que, com a ascensão de um profissional da área ao posto mais alto da instituição, dias melhores viriam para aqueles veículos, há anos motivo de orgulho.
"Engano d'alma ledo e cego", como dizia o poeta: depois da "razzia" na rádio FM, chegou a vez de a TV Cultura perder colaboradores responsáveis pelo alto padrão, a principal característica da emissora. Por isso já não há tanta diferença entre a programação dos veículos da fundação e a das outras emissoras. Não só nos anúncios mas também no conteúdo, cada vez mais banal, vulgar e desinteressante."
ELIAS DA COSTA LIMA (São Paulo, SP)

Refugiados
"Recebo com um misto de apreensão e esperança a notícia da chegada dos primeiros 35 refugiados de origem palestina ao Brasil.
Se vieram em paz, com amor no coração, com intenção firme de se integrarem à sociedade brasileira, como inclusive fizeram os meus pais há mais de 70 anos, e aqui trabalharam, criaram, formaram seus filhos, tornando-os úteis à comunidade, sejam bem-vindos.
Se vieram dispostos a divulgar mensagens de conciliação, em prol da unidade entre os povos, sejam bem-vindos.
Se vieram certos de que aqui terão plena liberdade de expressão, de credo e, principalmente, de ir e vir e não usarem esses direitos para outros fins que não a dádiva de viver em uma democracia, sejam bem-vindos.
Apenas uma sugestão. Nesta terra em que se plantando tudo dá, plantem afeição para colher amor, plantem amizade e colherão solidariedade, plantem sorrisos e colherão alegria, plantem esperança e colherão uma vida. Se plantarem preconceito, revanchismo e ódio..."
LUIZ NUSBAUM (São Paulo, SP)

HIV
"A pesquisa da vacina para evitar o contágio do HIV falhou ("Nova vacina contra Aids fracassa em teste clínico", Ciência, 22/9). Milhões foram gastos com o importante estudo, que, por sua vez, não evitou a doença no grupo de risco estudado.
Vale parabenizar a saúde pública brasileira e a Folha pela informação crescente sobre uso de preservativos e campanhas de conscientização da população para a profilaxia da doença. O Brasil não apresentou contágio no estudo. Com boa divulgação e educação social, conseguimos nos destacar na pesquisa. Parabéns Brasil, parabéns Folha, parabéns Merck pela iniciativa! Sou médico e me orgulho da organização da saúde pública atual adotada pelo país. Demos um banho de informação nos demais países!"
RAFAEL MACHADO CURY (São Paulo, SP)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Hugh Lacey: Pesquisas com células-tronco embrionárias

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.