São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Estado-cafetão
"O delegado, "muito prestativo", sacrifica uma detenta em prol de 20 homens e ainda justifica que ela não tem 15 anos, mas 19. É o Estado-cafetão no melhor estilo do "estupra, mas não mata". Revoltante."
TÚLIO JOSÉ BORGES PEREIRA (Cambuí, MG)

"A reportagem "Jovem fica detida em cela com 20 homens" foi perfeitamente colocada acima de "STJ decide manter Pimenta Neves em liberdade" (Cotidiano, 21/11).
A adolescente ou adulta, como queiram, foi presa "em flagrante por furto" (ou seja, sem violência).
Para sua permanência na prisão, Poder Judiciário, Executivo e Ministério Público mobilizaram-se (?) e ainda buscam justificativas para o fato. E, na mais pura omissão, cometeram um erro que -tomara!- custará ao Brasil uma condenação severa na Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Por outro lado, um réu confesso de um homicídio realizado há anos permanece contando com as benesses do Poder Judiciário, que, afastando a aplicação da decisão soberana do Tribunal do Júri, mais uma vez o mantém solto."
CAMILLA DE VILHENA BEMERGUI RYS (Presidente Prudente, SP)

Mato Grosso do Sul
"Li, indignado, a nota "Esqueletos" ("Painel", 18/11). Repudio, de todas as formas, qualquer insinuação de envolvimento do meu nome com episódios ligados à gestão do ex-governador Zeca do PT. Lamento profundamente que alguns poucos aventureiros, sem nenhum compromisso com a dignidade, queiram jogar senadoras e senadores honrados na vala comum de suas insignificâncias."
DELCÍDIO AMARAL, senador -PT-MS (Brasília, DF)

Células-tronco
"Maravilhosa a notícia da nova técnica que gera células-tronco com o potencial das embrionárias sem que seja preciso destruir embriões. Há muito o que fazer ainda, mas é este o progresso que todos queremos: a ciência avançando com ética, sem precisar violar a vida de ninguém. O Brasil deveria seguir esse exemplo."
FERNANDA COSTA (Jacareí, SP)

Vícios
"Parabenizo Contardo Calligaris pelo artigo "Narciso no país das maravilhas" (Ilustrada, 22/11).
Após lê-lo, vi-me como uma adicta, não de substâncias químicas, mas de tudo o que essa modernidade oferece-nos, tendo o mesmo comportamento que condeno no meu filho drogadicto: correndo atrás do consumo para satisfazer minhas carências, deprimindo-me depois por não ter resistido, prometendo a mim mesma mudar minhas atitudes e invariavelmente buscando novamente a satisfação nos prazeres efêmeros."
LÁZARA HELENA MOREIRA (Bragança Paulista, SP)

Pesquisa com animais
"O doutor Philip Wolf ("Painel do Leitor", 17/11) tem razão ao pedir que a sociedade explique quais são os métodos alternativos ao uso de animais em pesquisa.
Só quem vive o mundo científico, mormente na área de biológicas, sabe que cada pesquisa é um mundo particular, com metodologias próprias que têm, no modelo animal, a própria razão de ser da sua realização. Técnicas substitutivas podem funcionar para alguns tipos de experimentações, mas não para a imensa maioria delas."
MARCELO DE CAMPOS PEREIRA, professor-doutor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (São Paulo, SP)

Orquestra no campo
"Parabenizo a Osesp pela execução dos hinos do Uruguai e do Brasil no jogo de quarta-feira. Fazia anos que eu não ouvia o hino nacional ser tão bem executado.
Tomara que São Paulo dê exemplo para que mais solenidades apresentem nosso hino como seu autor o idealizou, sem os arranjos que não representam o entusiasmo e o patriotismo do povo brasileiro."
MARIA NAZARETH BARTILOTTI (São Paulo, SP)

"É incrível como o futebol gosta de contrariar a matemática: como é que quatro é mais que 20?
Explicando: Júlio César, Juan, Luis Fabiano e Josué derrotaram os 11 jogadores do Uruguai, os outros sete jogadores do Brasil e mais os técnicos Dunga e Jorginho."
JOSÉ ROBERTO GOLDONI (São Paulo, SP)

Aborto
"Se as pessoas que são a favor do aborto tivessem sido abortadas, hoje teríamos menos gente a favor do extermínio e mais gente a favor do respeito à vida.
Quem pode prever se a criança abortada seria futuramente um marginal, um médico, um advogado, um cientista? Há muitas famílias pobres que deram ao mundo grandes e ilustres personagens."
MARIA JOSÉ BARROS (São Paulo, SP)

Congresso
"Sobre a reportagem "Polícia apura novo esquema no Congresso" (Brasil, 22/11), sobre investigação de novo esquema no Congresso, lamento ter sido citado em uma conversa telefônica entre duas pessoas suspeitas e, assim, ser envolvido na denúncia levantada.
O encontro citado na reportagem de Andréa Michael jamais ocorreu.
Como disse a ela, em entrevista por telefone, jamais participei de qualquer reunião na qual estivesse o deputado João Campos. O próprio assessor do deputado, Sandro de Albuquerque, admite ter usado meu nome e o do deputado tucano para fazer pressão.
Rivane, cujo sobrenome não me lembrava até ler o texto, é alguém com quem tive dois ou três contatos, uma vez que freqüentou a igreja Sara Nossa Terra. A igreja é um local público que acolhe todos que a procuram. Além desses contatos esporádicos, volto a dizer (como fiz na entrevista) que jamais tive qualquer relacionamento comercial, profissional ou negócio com ela.
Outro fato não citado pela repórter, mas que lhe informei por telefone, é que sempre estou no culto dos parlamentares, que ocorre às quartas-feiras, às 10h.
Lembro que esse é o meu primeiro mandato como deputado federal, o que significa que não posso ter apresentado nenhuma emenda no ano de 2005, como insinua segundo a reportagem. Só me resta tomar as medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis pelas afirmações."
BISPO RODOVALHO, deputado federal -DEM-DF (Brasília, DF)

Resposta da jornalista Andréa Michael - Em nenhum momento a reportagem insinua ou afirma que o parlamentar apresentou emendas relacionadas ao esquema sob investigação. Nada foi dito à repórter sobre "culto de parlamentares".

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Hélio Zylberstajn: Contribuição sindical ou confusão sindical?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.