São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

José Alencar
"Ótimo o artigo da senadora Marina Silva sobre o vice-presidente (Opinião, 23/2). Alencar é uma dessas pessoas que engrandecem o gênero humano por sua modéstia, sabedoria, acessibilidade, apego ao trabalho e por sua atitude diante da morte, a qual não teme e contra a qual luta com a altivez que merece um oponente de respeito. É um grão-senhor o vice-presidente, carvalho frondoso na planície política. Longa vida a José Alencar."
HÉRCULES DOMINGUES DE FARIA (Mirassol, SP)

 

"Admirador do trabalho da ex-ministra e de sua vitoriosa carreira, concordo com seu artigo de ontem, na pág. A2. Só a lembraria de um "pequeno" detalhe: força mental, espiritual e muito, muito dinheiro. Só quem passou por isso "sem força financeira" para saber que há milhares de pessoas que a impressionariam ainda mais sobrevivendo em hospitais públicos, com visitas incertas de médicos que avaliam se vale a pena investir em exames naquele paciente, sem acompanhantes e sem saber como o pessoal de casa está se virando com as contas.
Viver para muitos brasileiros não é só vontade: é necessidade de não deixar pequenos órfãos ou a velha companheira acuada com a pobre aposentadoria que nós legamos."
LUIS ANGEL DOS SANTOS (São Paulo, SP)

Embraer
"Há leitores que acham natural que a Embraer, na época das vacas gordas, ganhe muito e distribua os lucros aos acionistas (investidores ou especuladores) e que, ao menor sinal de problemas, demita milhares. Se foi para isto que os tucano-pefelistas privatizaram a Embraer, fico reconfortado de jamais ter gostado das privatizações selvagens daquela triste época. Espero que o presidente Lula faça algo para controlar a ganância dos que têm com única reação aos problemas, reais ou imaginários, demitir e demitir."
CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

Carnaval
"Enquanto o povo dança na rua, o presidente assiste do camarote... Nunca uma frase fez tanto sentido.
Pena que não seja no prometido espetáculo do crescimento, mas no do esquecimento -o Carnaval, onde se bebe e se diverte apesar de todos os problemas e dívidas. Vale lembrar que quarta-feira não é só de cinzas, é de realidade também!
HAMILTON FIORAVANTI (Valinhos, SP)

Cirurgias
"Em relação ao texto "Checagem antes da cirurgia diminui em 47% a mortalidade" (23/2, pág. C11), quero cumprimentar a Folha por tornar público um procedimento tão simples e tão eficaz na prevenção da mortalidade. Talvez por trabalhar com um cirurgião que é piloto de avião (e por sugestão dele), já usamos este "check-list" desde 1996."
ITAGYBA MARTINS MIRANDA CHAVES , professor de anestesiologia da UFJF (Juiz de Fora, MG)

Paula Oliveira
"A Suíça certamente não é habitada apenas por anjos. Lá existem racistas, como aqui. Mas um leitor desta seção enxergou xenofobia porque a medicina do país provou que a moça não estava grávida. Como é fácil julgar os outros. Pois digo ao apressado cidadão: também é xenofobia condenar uma nação inteira porque a polícia da mesma provou que uma brasileira mentiu."
REINALDO BOHNEN (São Paulo, SP)

Nível do mar
"Em relação às conclusões de Anny Cazenave sobre a subida do nível do mar para além do que se previa, em razão do derretimento de áreas glaciais e geleiras, há um agravante: volumes expressivos de água subterrânea, usada nos grandes adensamentos urbanos, estão fatalmente acabando nos oceanos e mares, posto que não estão sendo repostos em seus nichos naturais devido à extensiva impermeabilização de seus locais de recarga. Rever os modelos de calçamento e pavimentação nos núcleos urbanos é uma tarefa urgente, além da fiscalização ambiental para preservar áreas livres da impermeabilização."
EDUARDO SALAMUNI , professor adjunto de geologia da UFPR (Curitiba, PR)

Gases estufa
"Luiz Pinguelli Rosa, em carta ao "Painel do Leitor" (19/2), aplica uma afirmação minha (Opinião, 11/2) sobre emissões de gases estufa das hidrelétricas da Amazônia ao conjunto das hidrelétricas brasileiras, observando que ela seria incorreta.
Justamente mostrei o padrão oposto da Amazônia e do resto neste quesito. Usei dados do Inventário Nacional das Emissões do Ministério de Ciência e Tecnologia, coordenado por Pinguelli Rosa, para Samuel e Tucuruí. Nos dois casos não cobertos pelo inventário (Balbina e Curuá-Una) ou para vertedouros, turbinas e cimento, usei estudos de pesquisadores de órgãos oficiais, incluindo Pinguelli e o Coppe. Confirma-se assim a constatação de que as hidrelétricas da Amazônia, ao contrário das demais, emitem mais gases estufa do que as térmicas por unidade de geração."
ROBERTO SMERALDI , diretor de Amigos da Terra -Amazônia Brasileira (São Paulo, SP)

Educação
"Já é o segundo ano seguido que, para mostrar-se poderoso e bonzinho, o governador paulista José Serra dá aumento maior do que o do governo federal ao salário mínimo. Porém, será que ele nunca observou os aumentos dados aos professores e, principalmente, aos miseráveis aposentados? O aumento é uma grande conquista, mas o descompromisso com o professorado é escancarado. Até quando nossa educação será guiada com leviandade?"
CIRO CÉSAR ROCHA DE OLIVEIRA (Três Fronteiras, SP)

Crise
"Acho que os jornais que estão em crise (Brasil, 23/2) são em parte responsáveis por sua própria sorte. Os jornais e todas as mídias que dão manchetes negativas, enquanto omitem ou apenas citam as notícias positivas, estão dando um tiro no próprio pé, pois, assustando seus leitores, estão contribuindo para vender menos jornais, conseguir menos assinaturas e, por conseguinte, menos anunciantes."
WALDEMAR CINTRA (São Paulo, SP)

 

"As nervosas reuniões entre os governantes de França, Inglaterra e Alemanha para tentar conter a derrocada do sistema econômico europeu são emblemáticas. Prova de que até as grandes potências mergulharam nas falaciosas promessas do neoliberalismo da economia desvinculada do setor produtivo.
Quanto a nós, compete que nos unamos aos nossos parceiros via Mercosul, pois sem união não teremos forças suficientes para enfrentar o tsumani que se aproxima."
JOSÉ DE ANCHIETA NOBRE DE ALMEIDA (Rio de Janeiro, RJ)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Manoel de Nóbrega: Filhos que não darão ouvidos aos pais

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.