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BRASIL E ARGENTINA
Alguns dos principais mercados para as exportações brasileiras estão se fechando em razão da
escalada protecionista global, em
que os EUA se destacam. São ruins
as perspectivas para a evolução de todos os fóruns de negociação multilateral de comércio em que o Brasil está envolvido. Em questão está a necessidade de alterar as linhas de força
da política externa brasileira para que
o país possa enfrentar em melhores
condições as dificuldades do novo
contexto internacional, com a pressão adicional de ter de produzir superávits comerciais crescentes.
Há que definir precisamente, por
exemplo, o que fazer do Mercosul.
Não o Mercosul "ideal", mas o que é
possível construir a partir da situação
em que se encontram hoje Brasil e
Argentina. O fim do "currency
board" significou também o fim do
entrave estrutural que impedia a convergência mínima entre os modelos
econômicos brasileiro e argentino.
Decerto a crise que continua a aprofundar-se no país vizinho dificulta a
tessitura de qualquer pacto externo.
Apesar disso, começam a surgir
notícias positivas na relação entre
Brasília e Buenos Aires. A Argentina
anunciou que contestará na OMC os
subsídios agrícolas norte-americanos em ação conjunta com o Brasil.
Há rumores de que o espinhoso tema do regime automotivo do Mercosul possa ter um encaminhamento
favorável proximamente.
Prioridades comuns, como a de gerar divisas pelo comércio e a de substituir importações, sustentam a nova
perspectiva de convergência entre
Brasil e Argentina. O abandono a
que foi condenado o país vizinho pela elite financeira mundial pode estar
gerando energia política para romper o padrão de alinhamento incondicional aos EUA, marca dos governos Menem e De la Rúa.
É para esse terreno de relações bilaterais -em parte arruinado, em parte propenso à reconstrução em bases
mais sólidas- que seria desejável
que os candidatos à sucessão de FHC
formulassem propostas. Esse debate
exige muito mais do que declarações
vagas de apoio ao Mercosul e de solidariedade à Argentina. Exige a definição precisa do que é o Mercosul no
projeto de desenvolvimento que cada
presidenciável defende para o Brasil.
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