São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

O VOTO DE SÃO PAULO

A primeira pesquisa Datafolha sobre a sucessão municipal em São Paulo após a definição dos principais pré-candidatos sugere uma disputa acirrada. No cenário mais provável, José Serra, do PSDB, apareceu à frente, com 26% das intenções de voto, mas em situação de empate técnico com a prefeita Marta Suplicy, do PT, que tem 20%, e com Paulo Maluf, o candidato do PP, também com 20%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
É notável aqui a resistência de Paulo Maluf, que, apesar da nova leva de denúncias levantadas contra ele, conserva 1/5 do eleitorado paulistano. Na pesquisa anterior, realizada em fins de março, ele tinha 24%. Outro destaque é a constatação de que a candidatura de Luiza Erundina (PSB), com 11%, não retira votos de Marta, como muitos imaginavam. Ao contrário, num cenário sem Erundina, Marta fica estável e ganham votos Serra e, em menor proporção, Maluf.
A grande probabilidade de a eleição ser definida apenas num segundo turno torna especialmente importante o dado da rejeição às candidaturas. É aqui que Serra obtém grande vantagem diante de seus adversários. Apenas 11% dizem que não votariam no tucano de modo nenhum. Já Maluf é repudiado por 50%, e Marta, por 43% do eleitorado.
Todos esses números, convém lembrar, são um retrato do momento. Muita coisa ainda deve acontecer de agora até outubro, quando ocorre a votação. Nessa fase, pesquisas costumam refletir mais o "recall", o nível de conhecimento do candidato pelo eleitorado, do que uma intenção de voto já cristalizada.
Horário eleitoral gratuito, inaugurações de obras e até o desempenho do governo federal deverão ter influência sobre o pleito paulistano, que promete ter importantes repercussões na política nacional. Isso será ainda mais verdadeiro na hipótese de se configurar um segundo turno entre Marta e Serra, numa situação análoga à da disputa presidencial de 2002, quando o político do PSDB enfrentou o atual presidente.



Próximo Texto: Editoriais: CORRUPÇÃO SEM FIM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.