São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Fichas sujas
"É notável a publicação da "lista negra" dos políticos feita pela Associação dos Magistrados Brasileiros. Mas eu entendo que também deveria ser publicada a "lista negra" dos magistrados processados."
MARCIO QUEIROZ PEAZZI (Porto Alegre, RS)

Fome
"Que tal a Folha pedir a opinião de especialistas para escrever sobre fome e desnutrição? Não posso crer que não existam pessoas mais habilitadas que Ali Kamel (Opinião, 23/7) para escrever sobre o tema."
JOSÉ HAMILTON CRUZ (São João da Boa Vista, SP)

 

"Ali Kamel, depois de descobrir que não somos racistas, agora nos revela que não há fome no Brasil."
DENILSON BOTELHO (Rio de Janeiro, RJ)

TV Cultura
"Apenas complementando a competente matéria de Laura Mattos sobre o novo ombudsman da TV Cultura (Ilustrada, 23/7), informo que a programação infantil será, sim, objeto de análise crítica regular e independente, como é cabível numa emissora que dedica quase 12 horas diárias à criança, e como já fazemos internamente com todo o rigor. Esse trabalho será feito por um comitê de especialistas em direitos da infância, pedagogia e comunicação, cuja constituição estamos ultimando, que dará assessoria ao jornalista Ernesto Rodrigues."
GABRIEL PRIOLLI , coordenador de Conteúdo e Qualidade da TV Cultura (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Laura Mattos - Foi o próprio ombudsman da TV Cultura que declarou à Folha que não iria analisar a programação infantil porque não tem "formação e competência" para abordar o tema.

Folhinha
"A matéria "Pipa no céu não tem dono", de Mônica Rodrigues da Costa (Folhinha, 19/7), está irretocável. Parabéns pelo trato oferecido às experiências felizes de propagação dos informes oportunos."
DORALICE ARAÚJO (Curitiba, PR)

SUS
"Em relação à reportagem "A vida real do SUS e o parto humanizado" (Cotidiano, 23/7), esclarecemos que a resolução da Anvisa destinada à humanização do parto normal resulta de seis meses de discussões com sociedades e federações médicas, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Rede pela Humanização do Parto e Nascimento. Esse compromisso reflete vontade política de gestores das três esferas do SUS em reverter os recursos já previstos nos seus tetos financeiros em estímulo ao parto normal e mais conforto e privacidade para mães e recém-nascidos. O Brasil segue orientação da OMS no sentido de trabalhar pela redução da mortalidade materna e neonatal, uma das prioridades do Ministério da Saúde."
PRISCILA LAMBERT , assessora de Imprensa do Ministério da Saúde (Brasília, DF)

Fundação
"Conspiração contra o Brasil! Esse é o tom da reportagem "EUA tentaram influenciar reforma política do Brasil" (22/7, pág. A10). O que houve? Mais um seminário sobre reforma política no Brasil. Quem quiser pode encontrar até hoje sua programação no portal da Câmara.
Participaram, além de parlamentares de diferentes partidos, do governo e da oposição, renomados pesquisadores nacionais e internacionais. Não é nada estranho que uma entidade tenha financiado o evento.
Isto acontece praticamente todos os dias, e são várias as organizações que promovem este tipo de debate.
Desta vez era o Instituto Republicano (IRI) dos EUA que colocou a maior parte dos recursos, para financiar sobretudo as viagens internacionais dos palestrantes. Claro que cada organização tem que definir metas e objetivos quando gasta dinheiro com este tipo de evento.
Às vezes somos ambiciosos demais.
Talvez tenha sido o caso do IRI.
Mas o IRI deveria saber que um seminário só não vai mudar o rumo da política brasileira. E não mudou.
Nós, da Fundaçao Konrad Adenauer, acompanhamos aquele seminário em 2005 assim como colaboramos há muitos anos com diversas iniciativas e seminários que discutem instituições políticas no Brasil. Isto não com o objetivo de interferir na política externa do Brasil, mas de levar o debate internacional sobre democracia e formas de governo a este país. A inserção internacional não é somente abrir mercados: também significa estar disposto a discutir direitos humanos e instituições políticas. Isto nada tem a ver com conspiração, mas com a capacidade de participar numa cultura internacional de discussão sobre os elementos e princípios básicos de sociedades livres e abertas."
WILHELM HOFMEISTER , diretor do Centro de Estudos da Fundação Konrad Adenauer (Rio de Janeiro, RJ)

BNDES
"O editorial "Desvio de função" (23/7) aborda de maneira equivocada a intenção do BNDES de contar com recursos do Fundo de Investimento em Infra-estrutura do FGTS, criado para apoiar investimentos infra-estruturais do PAC. O objetivo não é retirar recursos do saneamento, mas contar com uma parcela do FI-FGTS que não vem sendo plenamente utilizada e usá-la em projetos de alta prioridade. O texto ignora que o BNDES possui cerca de R$ 3 bilhões aplicados em saneamento por meio do FAT. O banco não pretende "desviar recursos do fundo", mas ter acesso a recursos hoje ociosos, remunerando-os de forma satisfatória e segura para apoiar projetos que beneficiarão setores carentes. Estamos dialogando com as diversas esferas envolvidas e temos certeza de que o desfecho deste diálogo permitirá que o BNDES continue financiando projetos que vão gerar empregos, contribuir para o bem-estar social e sustentar o crescimento do Brasil."
FÁBIO KERCHE , assessor da presidência do BNDES (Rio de Janeiro, RJ)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Jorge da Cunha Lima: Ruth e os benefícios do rigor

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.