UOL




São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Filiação ao PMDB
"A respeito da publicação, na última quarta-feira, do editorial "Garotinho inquieto" e do artigo "Troca de roupa", de Fernando Rodrigues, esclareço que sempre fui fiel aos partidos de que fiz parte ao longo de mais de duas décadas de vida pública. Durante 18 anos, estive no PDT, do qual saí não por vontade própria, mas por ter sido forçado pela direção nacional porque discordei da quebra do acordo firmado com o PT para as eleições municipais no Rio de Janeiro.
O mesmo aconteceu agora: fui obrigado a deixar o PSB depois de ser excluído pela direção nacional, de forma autoritária e antidemocrática, do quadro de filiados do partido. Portanto, mais uma vez, fui obrigado a mudar de partido sem ter mudado de lado e sem ter deixado de defender as causas populares.
Ao nos filiarmos ao PMDB, eu, a governadora Rosinha Garotinho, deputados, prefeitos e vereadores queremos dar continuidade à luta em defesa das causas populares.
Quanto à reforma política, sou francamente favorável à fidelidade partidária, desde que resguardada a democracia interna nos partidos, como alternativa a práticas ditatoriais contra os filiados."
Anthony Garotinho, ex-governador e secretário da Segurança Pública do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Governo Lula
"Muitos ainda crêem que Lula vá dar uma guinada à esquerda, refazendo os seus laços com os aliados da primeira hora e retornando ao caminho da mudança, prometido durante a campanha. Mas os indícios não são promissores.
A recessão já é fato consumado para a maioria dos analistas, e as suas consequências serão desastrosas."
Raimundo Sergio Carneiro (Rio de Janeiro, RJ)
 

"Em seu artigo "Apareceu a margarida" (19/8), Eliane Cantanhêde falou com muita propriedade que "Lula lê discursos escritos sem a menor graça e faz improvisos cheios de graça". Obviamente, isso é indicativo de que o presidente tem ótima cabeça. No entanto, no mesmo artigo, mais adiante, ela diz que "o que Duda vê hoje Lula responde amanhã". Afinal, Cantanhêde, você não acha que está se contradizendo? É improviso ou não?
Espero avidamente pelo dia em que a Folha terá de reconhecer o grande homem que é Lula."
Alvaci Fochi (Monte Aprazível, SP)
 

"Espero que o presidente Lula continue condenando a reeleição."
Patrícia Luchiari (Ribeirão Preto, SP)

Atentado em Bagdá
"Depois da demonstração de cinismo e de manobras de contra-informação proporcionadas pela turma de Bush, o atentado de Bagdá requer investigação apurada por especialistas que tenham condições de superar as pressões dos EUA."
José Renato M. de Almeida (Salvador, BA)
 

"Que pena que a importância do brasileiro Sérgio Vieira de Mello tenha sido revelada tão enfaticamente somente agora. Perdemos a oportunidade de valorizá-lo ainda em vida e também de aprendermos um pouco com sua cultura, competência e experiência."
José Rafael Modolo (Botucatu, SP)

Cargos especiais
"Após ler o que escreveu o sr. João Paulo Cunha em 21/8 ("Tendências/Debates'), tomei uma decisão. Também quero trabalhar para os nobres parlamentares deste país. Para onde devo mandar meu currículo candidatando-me a um cargo de natureza especial? Proponho a todos os brasileiros que enviem seus currículos para os parlamentares, a fim de que eles acabem com o desemprego no Brasil..."
Marcio March Garcia (São Paulo, SP)
 

"Deputado federal trabalha muito". É óbvio que o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, não diria algo diferente de seus pares, mas generalizar da maneira como o fez em seu texto publicado na Folha de 21/8 soa até engraçado, motivo de piada fácil. Como dizer isso de uma classe que, majoritariamente, fica no seu local de trabalho apenas de terça a quinta-feira?"
Fernando Leal Damasceno (São Paulo, SP)

Poupança
"O governo, com as taxas de juros elevadas, estimula as aplicações de curto prazo. Já a poupança não recebe o mesmo tratamento. Os rendimentos mensais são baixíssimos."
Elzenir Negrão da Silva (Belém, PA)

Serviços públicos
"O sistema jurídico brasileiro considera nulas de pleno direito as cláusulas contratuais leoninas, que envolvem vantagens descabidas para uma das partes.
Os contratos de concessão de serviços públicos estabeleceram como regra a garantia de lucro, acatada com aumentos escorchantes de tarifas, mas não cobram, em contrapartida, as obrigações dos concessionários.
Para mim, as cláusulas dos contratos de concessão de serviços públicos não são leoninas, mas sim vulpinas, pois, além da predação e da força, envolvem astúcia, manha e perfídia, práticas normalmente associadas às raposas."
Armando Navarro de Andrade (Santos, SP)

Taiwan
"Nosso escritório ficou muito satisfeito e honrado com a oportunidade de mais uma vez poder divulgar a cultura de Taiwan. A reportagem de Turismo (18/8) teve uma ótima repercussão perante nossa comunidade aqui no Brasil, oferecendo a oportunidade de mostrar aspectos de nossa cultura para os brasileiros, que pouco sabem sobre nosso país.
A reportagem de Silvio Cioffi foi de extremo bom gosto, qualidade e profissionalismo."
Félix Wang, diretor de Informações do Escritório Econômico e Cultural de Taipé (São Paulo, SP)

Lixo para o falso Rolex
"Será que o ilustríssimo deputado José Carlos Martinez, presidente nacional do PTB -que afirma ter ficado tão chateado com o fato de ter dado um Rolex falso para o ministro José Dirceu que o jogou no mato-, não sabe que é contra a lei jogar lixo em lugar não apropriado?"
Marina MacRae (São Paulo, SP)

Obras faraônicas
"Por favor, dona Marta! Não use milhões de reais para inventar ou fabricar obras faraônicas inoportunas. Não menospreze nossa inteligência. Esteja certa de que não será dessa forma que a senhora será reeleita prefeita de São Paulo..."
David Neto (São Paulo, SP)

Oficina Boracea
"Fui convidada para conhecer a Oficina Boracea e fiquei encantada com o que vi. A Prefeitura de São Paulo não poderia fazer coisa melhor para as pessoas que são destituídas de tudo. Os catadores de papel terão seu cantinho para guardar seus carrinhos, tomar o seu banho, lavar as suas roupas, ter jantar após o trabalho e até canil para seus cães."
Mafalda Nardelli Pavanelli (São Paulo, SP)

Reformas
"Do jeito que o governo quer, nada será reformado em benefício do povo, mas só em favor do erário."
Mauro Vieira da Costa (São Paulo, SP)


Texto Anterior: Paulo Sérgio Pinheiro: A razão vencerá o terror

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.