São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Brasil
"Como ex-eleitor de Lula, gostaria de agradecer publicamente o governo de FHC pelo grande serviço que prestou ao país com a privatização de estatais. Já imaginou essas empresas na mão dessa "petezada'?"
ALMIR BEDIN , funcionário público (Curitiba, PR)
 

"Infelizmente, a imensa maioria do povo brasileiro não lê jornal, e o presidente realmente tem grandes possibilidades de reeleger-se. Mas, se isso acontecer, não terá sido pela comparação entre governos ou pela análise de pessoas, partidos e programas, e sim pelo seu programa de distribuição de "esmolas" entre as famílias mais pobres, que não podem se preocupar com o futuro do país nem com a corrupção mais descarada que aqui já ocorreu, pois têm que pensar na comida que vão colocar em suas mesas hoje."
RODRIGO ARCARI DE ARAÚJO (Votorantim, SP)
 

"A respeito do artigo do professor Marco Antonio Villa publicado ontem na Folha ("A farsa petista'), fica-me a constatação: é muito triste a vida de um historiador quando ele se transforma em ventríloquo do que existe de mais reacionário na sociedade brasileira."
DANIEL HENRIQUE DINIZ BARBOSA (Belo Horizonte, MG)
 

"Deus salve a imprensa brasileira, na qual toda denúncia contra o PT é mensalão escancarado e toda denúncia contra o PSDB é dossiê forjado -não importando no que podem dar as investigações livres por CPIs ou pela PF. O Carlos Lacerda encomendado por FHC está aí, em toda manchete, basta folhear o jornal. A coisa evoluiu muito, agora o golpe não tem rosto."
MARCÍLIO GODOI (São Paulo, SP)
 

"Certa vez, alguém escreveu que, entre os planos do PT quando estivesse no poder, estava o de criar um "aparelho" dentro do Estado. O partido realizou esse desejo e fez mais: criou uma autêntica organização criminosa, que não hesita em usar seus membros que ocupam cargos públicos para praticar delitos. A violação do sigilo bancário do caseiro e a compra do dossiê mostram petistas em postos estratégicos na administração do Estado participando dessas tramas delituosas."
SILVIO ARTUR DIAS DA SILVA , professor de direito penal na PUC-Campinas (Campinas, SP)
 

"Com o slogan de que "a esperança venceu o medo", Lula chegou à Presidência. Findo o seu mandato, e agora pleiteando outro, vimos que a esperança à qual ele se referiu naquela época era do verbo esperar, e não esperançar. Iremos esperar mais quatro anos? Tudo o que ele prometeu em termos de educação ele nem sequer comenta mais. Como professor do ensino médio do Cefet-GO, tive a última variação salarial em novembro de 95. De que adianta, agora, vir novamente com o mesmo discurso?"
ALBERTO RIBEIRO BOAVENTURA (Goiânia, GO)
 

"Ouço muitos dizerem ultimamente que "o Brasil é o único país do mundo em que a classe pensante não decide eleição". Fácil conclusão. Esse é o preço que a classe pensante tem de pagar por ter ficado durante anos vendo governos e mais governos deseducando a população sem nada fazer. Os militares plantaram a semente, e os perseguidos colheram os frutos."
DOMINGOS SAVIO GIORDANI (Lorena, SP)
 

"Enquanto Lula acusa a oposição de usar "outros meios" para tirá-lo do governo, companheiros bem próximos do presidente não se constrangem, apesar dos escândalos anteriores, de continuar usando os "mesmos meios" para manter o PT no poder."
ODILON OTÁVIO DOS SANTOS (Marília, SP)
 

"Corpo mole"
Não há outra definição para o comportamento da PF na procura do caminho do dinheiro do "dossiê". Já se sabe quais são os bancos e as agências de onde saiu o dinheiro. Até um contínuo de uma agência poderia saber de que conta ele veio. Saber da conta do caseiro de Brasília foi num vapt-vupt impressionante."
MARIO CALICH (São Paulo, SP)

Candidatura
"Gostaria de informar ao senhor João Carlos Pereira ("Painel do Leitor", 21/9) que há, sim, motivos suficientes para ser contrário a candidatura de Clodovil. Na coluna de Mônica Bergamo (Ilustrada) de 10/9, estava lá o caro Clodovil respondendo à seguinte pergunta: "Qual a vantagem de ser político?". E Clodovil respondeu: "Nenhuma. Ainda mais porque eu nasci aqui, e não na Alemanha, onde tudo é melhor, a começar pela raça. Nós viemos de índios bobos, antropófagos. Você não pode pretender que as coisas sejam iguais". E que fique claro: se há algum preconceituoso, com toda certeza é Clodovil, que, aliás, deveria tentar uma vaga no Parlamento alemão. Quem sabe lá ele não tem uma melhor aceitação?"
GABRIEL CHUBASSI DE AVEIRO (Campinas, SP)

Banguelas
"Eu e meus colegas da 2ª série do colégio Imaculada Conceição de Mogi-Mirim trabalhamos em sala de aula com a Folhinha e ficamos entusiasmados ao ler a reportagem "ih, tô banguela!", do dia 9/9. Motivados pelo texto, que a professora Noely nos mostrou, contamos histórias sobre nossos dentes que caíram. Agora eu também já faço parte da "turma da janelinha". Eu contei esta minha história: "Tenho 8 anos e estou na 2ª série. Num dia, estava brincando com minha cachorrinha, Lilica, no quintal, mas meu dente ainda não estava mole. De repente, ela deu uma cabeçada no meu queixo. Parecia que tinha uma mochila a jato no meu dente, pois ele saiu tão rápido que eu nem percebi, mas eu vi ele no chão. Agora considero minha cachorrinha uma ótima dentista."
CAROLINA COELHO BARRETTO DIAS (Mogi-Mirim, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Arnoldo Wald e Ives Gandra da Silva Martins: Dez anos da Lei de Arbitragem

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.