São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Amapá
No dia 19 de novembro, fui surpreendido com a reportagem "Testemunha do processo Capiberibe é esfaqueada" (Poder), de Kátia Brasil, com insinuações de que Roberval Coimbra de Araújo teria sido vítima de tentativa de homicídio e de que eu seria o principal suspeito do crime.
Roberval Coimbra de Araújo é testemunha dos advogados do casal Capiberibe na ação penal pública em que eles, os advogados, são réus por tentar corromper as testemunhas do processo que culminou com a cassação do casal. Curioso é que o incidente se deu no dia 6 de novembro.
Ora, se Roberval Coimbra de Araújo sofreu "atentado" no dia 6, conforme informou a reportagem, soa estranho que o repórter Lucas Ferraz tenha me procurado no dia 9 e perguntado sobre declarações de Roberval ao Ministério Público mas nada tenha dito sobre o suposto "atentado".
Se Roberval estava sendo ameaçado, também soa estranho esta Folha não ter tratado do assunto na reportagem "Senador é acusado de comprar testemunha", que teve chamada na Primeira Página no dia 17 (11 dias depois do "atentado").
A repórter Kátia Brasil, em contato com minha assessora de imprensa na véspera da publicação da reportagem do dia 19, "esqueceu" de mencionar que Roberval fora esfaqueado "12 dias" antes -e que, em decorrência do suposto atentado, concedia a ela entrevista em leito de um hospital em Macapá.
Os jornalistas responsáveis pelas reportagens foram influenciados pela fala mansa do casal Capiberibe, que, mais uma vez, insistiu na tentativa de criar factoides a fim de modificar um processo transitado em julgado.
GILVAM BORGES , senador -PMDB-AP (Brasília, DF)

UNE
Reconstruir a sede da UNE é obrigação do Estado, que, num momento triste de nossa história, a incendiou e a demoliu.
O que o governo Lula faz hoje, reerguendo a sede dos estudantes, é um resgate histórico de uma entidade que é um dos pilares de nossa democracia.
Reconstruir a sede da UNE é afirmar que a democracia está de volta ao nosso país.
EMANUEL CANCELLA (Rio de Janeiro, RJ)

Festa no motel
A festa feita em um motel pelo senhor ministro (?) foi em junho, conforme noticiado. Muitas outras devem ter acontecido de lá para cá.
Como cidadão comum e contribuinte, entendo que a senhora presidente e parlamentares têm a oportunidade e o dever moral cívico de anular essa fracassada nomeação para que não pequem por negligência e omissão.
Se essa farra contínua não for sanada, devolver R$ 2.156 será inócuo, sem sentido.
Seguramente muitos bons profissionais que poderiam ocupar o ministério ficaram à deriva.
PAULO VAZ DE LIMA (Limeira, SP)

Chuvas
Todo ano as chuvas vêm e São Paulo está sempre com problemas estruturais de enchentes, com crateras, galerias entupidas e pessoas afogadas.
A mídia em geral noticia os fatos, mas o poder público não é questionado sobre esses problemas. Salvo por esta Folha, que informou que as galerias são limpas apenas duas vezes ao ano.
E este poder público é há vários anos do PSDB e do DEM, administradores "competentes" desse caos que continua em Sampa.
Aqui em Vila Velha, o ex-prefeito fez uma administração razoável: investiu em galerias e em educação. Mas foi esquecido e não foi eleito deputado federal.
MAURO CESAR DIAS (Vila Velha, ES)


Em relação à carta de ontem do senhor Joaristavo de Oliveira, digo que o que está ficando enervante é essa história de teísmo. Aliás, já ficou há milênios.
O leitor deve dizer ao senhor Datena que "cada um é livre para crer ou descrer". Quanto ao argumento de que crer ou não em deus é questão filosófica, diga-o a dois notórios crentes: Hitler e Osama bin Laden.
O fato é que as religiões, ao longo da história, geraram genocídios em massa, perpetrados por hordas de fanáticos.
Isso é mais do que enervante.
MARCO ANTONIO SALLES (Mauá, SP)

Greve na aviação
Não posso concordar com alguns comentários da mídia dizendo que esta greve dos aeronautas será um absurdo caso seja feita neste momento de festas, pois colocaria a população contra eles.
Ora, o governo Lula teve pelo menos seis anos para colocar em ordem a Infraero, a Anac e outros setores responsáveis pelo bom andamento dos aeroportos -aí incluídas as companhias de aviação.
O que vimos foram maquiagens malfeitas, pois já se sabia que isso vinha ocorrendo nos Natais passados, mas muito pouco fizeram.
Como "o cara" poderia terminar o mandato com esta greve nas costas, forçaram um recuo da categoria. E eu gostaria muito de saber do presidente do sindicato dos aeronautas como foi feito o acordo para que 2010 termine às mil maravilhas. Quem faz greve tem de escolher a melhor hora para fazê-la, e o ex-sindicalista Lula muito usou desse expediente.
TANIA TAVARES (São Paulo, SP)

Pelé
A unificação dos títulos do Campeonato Brasileiro, que colocou Pelé em primeiro lugar como o jogador que mais o venceu, já justifica essa união.
MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: José Carlos Porsani, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Araraquara, SP); Luiz Guilherme Brom, superintendente institucional da Fecap -Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (São Paulo, SP); Glauco Braga, assessoria de imprensa da Estação Santos (Santos, SP); Fernando Faruk Hamza (Rio de Janeiro, RJ); Jairo P. Gusman (São Paulo, SP); Mário Grego (São Paulo, SP); José Elias Aiex Neto (Foz do Iguaçu, PR); Leonilda Legnini e Germano Augusto (São Paulo, SP); David Neto (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Rinaldo de Fernandes: O escritor nordestino e o mercado editorial

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.