São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Trote universitário
"Perfeito o artigo de Janio de Freitas publicado ontem ("À brasileira", Brasil, pág. A9). Dando seqüência à lógica de triturar todos os sentidos, lá vai a universidade transformando aquilo que deveria ser um convite à produção teórica de rigor em complexos atos de tortura física (trotes) e mental (qualidade de ensino). Haja resistência..."
PAOLA BALDOVINOTTI SERPA (Marília, SP)

Cartões
"A Superintendência do Ibama em Goiás reconheceu que o pagamento de R$ 23 mil para uma clínica de estética, feito com o uso de cartões corporativos, foi irregular. Ora, como pode? Será que é de graça que se penteiam macacos?
Será que não é cobrado para pintar aquelas listras das zebras? E a juba do leão, quem se arrisca a alisá-la com chapinha? Venhamos e convenhamos, desenhar pena de pavão e pintar asa de borboleta não é fácil.
A grande verdade é que o Brasil só voltará a ser um país de respeito quando tirar o poder das mãos desses moleques."
FRANCISCO RIBEIRO MENDES (Brasília, DF)

Gays em Cuba
"A reportagem "Rave gay comunista é semiclandestina" (caderno Mundo de ontem) soou um tanto quanto preconceituosa e ignorante ao dizer que "percebe-se que gay é como McDonald's: igual em toda parte do mundo".
Comparar um grupo de pessoas com uma rede de fast food -ainda mais por a comparação ter sido feita por um jornalista que diz conhecer tudo em termos de festas gays- faz com que eu, leitora assídua da Folha, comece a me questionar quanto à escolha das pessoas que escrevem no jornal. Transformou-se uma reportagem sobre uma festa em Havana num texto parcial e imerso em preconceitos."
ANA LOTUFO , estudante de história da USP (São Paulo, SP)

Justiça em Alagoas
"Ao contrário do que se pensa, há, sim, justiça no Estado de Renan Calheiros, Fernando Collor, Ronaldo Lessa, João Tenório, João Lyra e dos atuais deputados e ex-deputados acusados de desvio de milhões da Assembléia Legislativa. José Luciano da Silva Júnior está preso há cinco meses por ter roubado um pacote de queijo e uma lata de leite (Cotidiano, 24/2)."
CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

Espanha
"Parabenizo Elio Gaspari por repercutir esse inaceitável episódio provocado pela polícia alfandegária espanhola ("A Espanha esquece que já exportou pobres", Brasil, 24/2), que, gratuitamente, infligiu maus-tratos e humilhação e deportou cidadãs brasileiras sem motivo justo.
Isso só ocorre com tanta freqüência devido à absoluta omissão das autoridades consulares brasileiras na defesa de seus nacionais e do total desinteresse do Itamaraty. Gaspari escreveu que o "embaixador espanhol no Brasil, Ricardo Peidró Conde, precisa avisar à polícia do aeroporto de Madri que ela está envenenando as relações de seu país com Pindorama".
É verdade, mas, para que ele faça isso, nosso ministro de Relações Exteriores deveria chamá-lo ao gabinete e entregar-lhe uma firme nota de protesto diplomático e um pedido de reparação."
HUGO FIGUEIREDO DE CARVALHO (Belo Horizonte, MG)

Biblioteca
"Enquanto em Jundiaí, a 49 km de São Paulo, a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot cresce no seu acervo e no número de usuários, lemos, com tristeza, neste jornal, que o prefeito Gilberto Kassab fechará quatro bibliotecas públicas na capital.
Nós, em nossa cidade, desejamos atender a uma antiga necessidade da população e levar a biblioteca pública para os bairros, criando as "bibliotecas ramais" e ampliando a sede central com a possibilidade de instalação em novo prédio.
É preciso entendermos que os livros transformam os homens e que estes transformam o mundo. É lamentável que o prefeito Kassab não tenha essa sensibilidade."
NEIZY CARDOSO , diretora da biblioteca pública municipal (Jundiaí, SP)

Lei de Imprensa
"Muito feliz a citação de Carlos Ayres Brito, do trecho de um verso do poeta Vicente de Carvalho, que diz que "a imprensa e a democracia, na ordem constitucional brasileira, são irmãs siamesas".
A lembrança do ministro do Supremo Tribunal Federal faz parte de despacho de liminar que concedeu à ação que pediu a extinção de boa parte dos artigos da Lei de Imprensa. Agora só falta o julgamento do mérito para derrubar definitivamente uma das mais absurdas leis criadas durante o regime militar.
De acordo com um dos autores da ação, o deputado Miro Teixeira, essa conquista "não representa uma vitória dos jornalistas ou dos jornais, mas, sim, do povo". Concordo, plenamente."
SYLVIO PÉLICO LEITÃO FILHO (Rio de Janeiro, RJ)

Timemania
"Se cada um de nós, apaixonados pelo futebol, analisarmos friamente esta nova loteria, veremos que estamos sendo usados como massa de manobra para que se perpetuem os vícios nefandos dos cartolas. Nosso "rico dinheirinho" estará ajudando-os a pagar os impostos devidos."
JOSÉ DE MATTOS SOUZA (Brasília, DF)

Mineração
"Em virtude das informações publicadas na reportagem "Carvão vegetal para siderurgia ameaça o Pantanal, diz FGV" (Ciência, 9/2), a Rio Tinto esclarece que não faz parte do complexo minero-siderúrgico citado.
Atualmente, a empresa mantém uma mina de minério de ferro em Corumbá, com produção de dois milhões de toneladas por ano. Possui ainda um projeto de expandir a produção dessa mina para 15 milhões de toneladas por ano até 2014, com uma primeira fase de crescimento de 7,5 milhões de toneladas/ano em 2010, agregando-a a uma planta de beneficiamento de minério que utilizará carvão mineral importado."
SÉRGIO VISCONTI , gerente de recursos humanos da Rio Tinto (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta do jornalista Eduardo Geraque - A reportagem não afirmou que a Rio Tinto faz parte do "complexo minero-siderúrgico", no sentido de ter vínculo institucional com outras empresas da região. O texto afirma que a companhia está no "pólo" minero-siderúrgico de Corumbá, expressão que se refere ao conjunto de empresas ligadas a esse setor instaladas naquela área geográfica.

Folha, 87
"A Associação dos Advogados de São Paulo, entidade com 65 anos de existência e que congrega mais de 83 mil associados, congratula-se com a Folha pelos seus 87 anos de fundação.
Tenha a certeza de que, ao longo de todo esse tempo, o corpo diretivo desse tradicional e importante veículo de comunicação, assim como os profissionais que nele trabalham, têm prestado relevante e significativo serviço à sociedade brasileira."
MARCIO KAYATT , presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Zulaiê Cobra Ribeiro: O terrível trânsito de São Paulo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.