São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS

O discurso do presidente George W. Bush de guerra ao terrorismo em todas as suas modalidades parece estar sujeito ao critério de dois pesos e duas medidas. Na primeira oportunidade que tem para provar que sua determinação antiterrorista está acima de preferências políticas, a Casa Branca mostra que antigas amizades e novas inimizades valem mais do que princípios.
A oportunidade perdida atende pelo nome de Luis Posada Carriles. Trata-se de um cubano anticastrista treinado pela CIA que foi preso na semana passada nos EUA por violação de leis de imigração. Posadas é acusado, entre outros crimes, de ter planejado o atentado a um avião cubano na Venezuela, em 1976, que matou 73 pessoas. Posada, naturalizado venezuelano, estava sendo julgado pela sabotagem na Venezuela quando conseguiu fugir da cadeia em 1985.
A única atitude digna nesse caso seria devolver Posada para as autoridades venezuelanas. Os dois países possuem um acordo de extradição. Em vez de agir celeremente, porém, os EUA parecem hesitar em entregar o antigo colaborador ao presidente Hugo Chávez, com quem mantêm uma relação cada vez mais difícil e conturbada. Fala-se mesmo que Washington estaria cogitando de extraditar Posada para El Salvador, onde ele é acusado de crimes menores.
Qualquer solução que não resulte no julgamento de Posada pelo crime de terrorismo na Venezuela ou em Cuba, as duas jurisdições primárias, representará um golpe contra o direito internacional. Mesmo a menos rígida das definições de terrorismo precisa considerar como crime o ato de sabotagem contra avião civil que resulte na morte de dezenas de pessoas. Mais do que isso, a tergiversação de Washington expõe a fragilidade da retórica do presidente Bush, que, apesar de falar em combate sem tréguas ao terror, parece disposto a proteger um anticastrista treinado pelos EUA acusado de terrorismo.


Texto Anterior: Editoriais: BONDADES ELEITORAIS
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Saudades do Stanislaw
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.