São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Os rumos da capital

A PROPOSTA do prefeito Gilberto Kassab (DEM) para a revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo está sendo submetida a audiências públicas e levanta debate sobre quais devem ser as bases para a política urbana municipal.
A revisão já era prevista pelo próprio Plano Diretor em vigência, elaborado em 2002, e deveria ter ocorrido em 2006. Uma primeira tentativa do governo de elaborar as modificações foi abortada, em 2007, após denúncia do Ministério Público sobre irregularidades no projeto.
A nova proposta contempla com maior ênfase pontos cuja discussão pública se tornou mais frequente nos últimos anos. Propõe uma política ambiental mais ampla, que estimule o uso de tecnologias limpas. Também contempla a padronização das calçadas não só nos termos atuais de segurança e conforto mas também para "garantir maior acessibilidade e mobilidade".
Em outros pontos, a proposta talvez mereça reflexão mais cuidadosa. Exclui um inciso sobre a prioridade à população de baixa renda na política habitacional e remove menção ao Bilhete Único -essencial para o sistema de corredores e para a melhoria do transporte coletivo, decerto ainda talhado de problemas.
Minorar possíveis efeitos predatórios da infiltração de interesses do setor imobiliário na Câmara, de resto não exatamente recente, faz-se necessário. É preciso ainda pensar não só em termos de crescimento -novos prédios, novas vias- mas também de reaproveitamento de áreas degradadas da cidade.
Nada obriga a prefeitura a acatar sugestões das audiências públicas; 36 delas ainda devem ocorrer. As partes interessadas, porém, não devem se eximir de participar. O ideal é que a discussão se distancie das paixões ideológicas para que a cidade defina da melhor maneira possível seus rumos para os próximos anos.


Texto Anterior: Editoriais: Carne rastreada
Próximo Texto: Frankfurt - Clóvis Rossi: Fora Sarney é pouco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.