São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Tragédia e caos
"O acidente que envolveu o vôo JJ 3054 da TAM revelou a precária infra-estrutura do sistema aéreo brasileiro. Agora para completar, as autoridades civis do país querem repassar o ônus dessa falta de estrutura aos cidadãos. A infeliz frase do presidente da Infraero, José Carlos Pereira, de que os cidadãos terão que pagar por sua segurança (Cotidiano, 24/7) revela o pouco caso que, até então, se fazia da vida de inúmeras pessoas que usam, diariamente, os aeroportos. O fato de cobrar do cidadão pela melhoria da infra-estrutura aérea revela, mais ainda, que nós, muitas vezes, só servimos para ao final pagarmos a contra daquilo que o governo e os órgãos competentes não querem investir. Isso é um absurdo e um descaso com os milhares de brasileiros que pagam seus impostos."
REUBERSON FERREIRA (São Paulo, SP)

"Em vez de elevar os preços das passagens para "custear a segurança nos vôos", conforme anunciado pela Infraero, sugiro abrir o espaço aéreo doméstico para empresas estrangeiras, aumentar a concorrência e acabar com o privilégio de Gol e TAM."
VALDIR PRICOLI (São Paulo, SP)

"O artigo "Congonhas, crise e tecnologia" ("Tendências/Debates", 24/7), de Adyr da Silva, denunciando o "deslocamento do foco da grave e continuada crise global", certamente merece nossa detida reflexão e suscita a esperança de vermos implementadas as indispensáveis ações não apenas às elementares questões de conforto, mas também, e sobretudo, relativas a investimentos na implantação de sistemas/equipamentos de segurança."
BRUNO MOURA ROCHA (Brasília, DF)

"Gostaria muito que a Aeronáutica listasse três "excelentes serviços prestados ao país" pela Anac para que o presidente dela merecesse ser condecorado com medalha de honra ao mérito. Não é um céu de brigadeiro que vejo na aviação e nos aeroportos brasileiros."
LUÍS FERNANDO GERAGE (Piracicaba, SP)

"Perguntar não ofende. Por que antes de construir um novo aeroporto, nada contra isso, não se usa o canteiro central da rodovia dos Bandeirantes, cuja largura foi pensada para isso, e não se instala o várias vezes falado trem-bala? Por outro lado, será que não dá para investir rapidamente no alongamento do metrô, mesmo sendo Guarulhos um outro município? Poder federal, estadual e municipais se entendendo um pouco para o bem de todos?"
MARIA CECILIA RIOS FURIA (São Paulo, SP)

"As mortes ocorridas nos acidentes aéreos me causam tanta indignação quanto as centenas de pessoas comuns que morrem diariamente nas estradas do país, mas isso é corriqueiro, é coisa do dia-a-dia, não dá ibope, não rende dividendos e não promove ninguém. O que me enoja é a utilização de grandes desastres por parte de segmentos da sociedade para tirar algum proveito, em detrimento das enlutadas famílias. O deputado Efraim Filho (DEM-PB) tem que ser punido pelo Conselho de Ética, por mentir para a imprensa quanto ao resultado da análise da caixa-preta, para tirar proveito político da situação."
GERALDO FERNANDES (Araraquara, SP)

Jingle
"Gilberto Gil tem uma música em que ele se refere ao "poder da autoridade que não pode ou não faz questão de enfrentar o tubarão". Agora, com a propaganda de um grande banco usando uma outra música desse cantor, fica claro que ele, o cantor, não só não pode nem faz questão de enfrentar o tubarão como também aviltou sua arte, vendendo uma de suas peças a uma instituição financeira cujos "lucros são muito grandes e ninguém quer abrir mão"."
LUIZ WASHINGTON DE ARAÚJO RAMOS (Teresina, PI)

De volta
"Até que enfim voltou ao noticiário (Brasil, 24/7) o andamento do caso Renan "Zumbi" Calheiros. Devido à lamentável tragédia ocorrida com o Airbus da TAM e à histeria nacional "globeleza" que anda ocorrendo com os Jogos Pan-Americano do Rio, estava quase que passando desapercebido o rumo das investigações feitas pelo próprio Senado e pela Polícia Federal."
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

Juízes e carros
"Conforme a Folha publicou ontem, um desembargador (juiz do tribunal) com salário de R$ 22.111,25 recebe mais R$ 3.316,69 por mês de auxílio-transporte, o que equivale a quase dez vezes o salário mínimo pago no país. Como se não bastasse, há dois anos os Corollas e Astras comprados para eles com dinheiro dos nossos impostos estão parados juntando teia de aranha na garagem do tribunal de Mato Grosso. Difícil acreditar que esses calígulas de toga têm por ofício zelar pela nossa Justiça."
MARCO AURÉLIO CAPITÃO (Mairinque, SP)

Vôlei
"Independentemente dos motivos e das razões individuais, acredito que o episódio envolvendo o jogador de vôlei Ricardinho, o melhor levantador do mundo, deveria ter sido resolvido internamente, com maturidade, tolerância e equilíbrio emocional bilaterais. Que palestrante é o Bernardinho que se contradiz em suas ações? É assim que uma empresa e um grupo crescem, minando seus focos de união? Houve, sim, um grande desrespeito ao jogador, mesmo que ele tenha culpa. O Brasil, agora, tem toda a obrigação de ganhar a medalha de ouro. Se isso não ocorrer, será um direito de toda a torcida brasileira protestar e culpar a intransigência e a imaturidade das ações drásticas, de última hora, tomadas pelo Bernardinho. Isso era assunto interno para ser discutido após o Pan. Jamais neste momento decisivo de conquista de uma medalha de ouro inédita."
JOEL RENNÓ JR. (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Regis Fernandes de Oliveira: Crime e corrupção

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.