São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
"As declarações do músico Wagner Tiso, do ator José de Abreu e de outros artistas e intelectuais ("Descaso pela ética provoca atrito entre artistas lulistas", Brasil, pág. A12, 24/8) que já manifestaram apoio irrestrito ao presidente Lula lembram o silêncio ou o apoio de artistas e intelectuais da antiga União Soviética e de todo o mundo ao ditador Josef Stálin. Naquela época, como agora, o que importa é que "os fins justificam os meios" para atingir o "ideal socialista". No caso de Lula, é claro que as acusações são apenas de corrupção, que, no fundo, não deixam de ser atrocidades pelo volume incalculável de dinheiro desviado dos cofres públicos em prejuízo da massa enorme de desvalidos deste país."
JONAS VIEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

 

"Em respeito ao leitor, quero explicar que, no contexto em que disse que "política se faz com as mãos sujas", eu estava fazendo uma constatação, e não concordando com uma prática."
PAULO BETTI , ator (Rio de Janeiro, RJ)

Cotas e eleições
"Um dos assuntos mais polêmicos e importantes para a comunidade negra é a discussão e a aprovação de ações afirmativas no Brasil. É incrível que, nestas eleições, com raras exceções, não haja candidatos mostrando a sua posição em relação às cotas para negros. É uma pena, pois, em 2002, o assunto foi bem lembrado e até fez parte de debates na televisão."
MARCO ANTONIO DOS SANTOS , membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento Negro do Estado de São Paulo (Bebedouro, SP)

Adesivo no carro
"Adesivo do haras Escafura não libera carros em blitze policiais, diferentemente do que afirmou a reportagem "Adesivo de bicheiro dá "imunidade" no Rio" (Cotidiano, 21/8). O plástico foi criado para divulgar o haras, que conta com mais de 100 cavalos de corrida. A família desconhece e não autoriza o seu uso para quaisquer outros fins. A família Escafura reitera que não tem nem nunca teve vínculo com criminosos e que policiais militares responsáveis pelo patrulhamento da zona norte agem com correção e não deixariam de abordar veículos com suspeitos simplesmente por causa de um adesivo, muito menos um do haras."
ALEX ESCAFURA , em nome da família Escafura (Rio de Janeiro, RJ)

EUA
"A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o Departamento de Estado em Washington ficaram surpresos e desapontados com a maneira com que a Folha apresentou a entrevista concedida por Caleb McCarry, coordenador da Comissão de Assistência para uma Cuba Livre ("Coordenador da transição quer cubanos informados", Mundo, pág. A16, 7/8). A publicação de um quadro com o título "Quando Caleb McCarry diz... quer dizer", justapondo frases de McCarry sobre certos assuntos com uma "explicação" do "conteúdo por trás da retórica", implica um subtexto para suas declarações que acreditamos não ter nenhum fundamento com a entrevista. Além disso, indica que o senhor McCarry não respondeu a duas perguntas no final da entrevista. Na realidade, essas perguntas faziam parte de outras que o senhor McCarry prontamente respondeu."
LISA HELLING , diretora do Setor de Imprensa e Cultura da Embaixada dos EUA (Brasília, DF)

Anistia para Lula
"No futuro, quando um historiador se debruçar sobre o atual período da história brasileira e quiser comprovar a tese de que a grande imprensa apoiou, de forma ostensiva e deliberada, a candidatura presidencial de Geraldo Alckmin, bastará mostrar o texto de Otavio Frias Filho de ontem ("Anistia para Lula"), no qual ele defende a tese de que a reeleição de Lula no primeiro turno "prejudica a qualidade democrática da eleição". É curioso notar que não se atribui à eleição de Serra, também no primeiro turno, para governador, a mesma definição, apesar de este ter dito que cumpriria seu mandato de quatro anos à frente da prefeitura. E mesmo a Fernando Henrique, reeleito em 1998, também no primeiro turno, apesar de inúmeros escândalos ocorridos em seu governo (Sivam, compra de votos para aprovar a reeleição), jamais se atribuiu tal definição."
MARCOS DONISETI VICENTE (Salto, SP)

 

"É, no mínimo, estranha a opinião do diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, de que, se for dispensado o segundo turno, "a afoiteza do eleitor terá prejudicado a qualidade democrática desta eleição". Ora, se isso vier a acontecer, terá sido a expressão livre da vontade do eleitor, reveladora do que existe de mais puro e belo na democracia. O resto é choro, que também é livre."
LÚCIO FLÁVIO B. DE LIMA (Brasília, DF)

 

"Grandes e respeitados jornais no mundo inteiro, em democracias há muito consolidadas, expõem com naturalidade suas preferências em eleições -o "New York Times" é o exemplo mais notório. Pois bem, a Folha deveria fazer o mesmo, seria mais honesto, íntegro e democrático. Quanto ao chamado de FHC por um novo Carlos Lacerda, a demanda foi prontamente atendida, eis que se apresenta Otavio Frias Filho."
WALDOMIRO LOSOVOI NETO (São Paulo, SP)

 

"Parabenizo Otavio Frias Filho pelos textos da Folha de ontem: o de sua autoria e o de Augusto de Franco (pág. A3). O alerta de Frias é essencial: "A reeleição de Lula terá um significado sinistro". Lamento que toda essa quadrilha continue impune. Quando será interrompida essa corrente do roubo do dinheiro do povo? Uma pena. Orgulho-me de poder dizer às minhas filhas que trabalhei num jornal como a Folha. Assim como me orgulho de continuar sendo seu leitor e admirador. Estejam eles seguros de que nós não vamos nos calar."
CARLOS ALBERTO LUPPI (Rio de Janeiro, RJ)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Carlos de Meira Mattos: Nosso Exército

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.