São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATRITO ELEITORAL

Numa operação alcunhada de "Caça-Vampiro", por volta de 250 militantes do PT entraram anteontem em conflito com o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, quando este fazia campanha na região de Capela do Socorro (zona sul). O caso provocou tumulto, com troca de empurrões, e acabou numa delegacia.
Segundo um militante local do PT, a "tática" faz parte de uma operação que consiste em expulsar os representantes da campanha tucana das redondezas. Ainda de acordo com ele, Capela do Socorro é território petista. "Aqui tucano não tem vaga. Capela do Socorro está sitiada."
Embora tenha ressaltado que orienta seus partidários a fazer campanha com "calma", a prefeita e candidata à reeleição em São Paulo, Marta Suplicy, admitiu ontem que não consegue controlar a militância. Ela afirmou ainda que há "provocação de ambos os lados".
Com efeito, é plausível imaginar que, na prática, os líderes políticos não tenham controle absoluto sobre seus cabos eleitorais. É louvável, ademais, que a prefeita busque fazer uso de sua autoridade moral para coibir o uso da violência na campanha, preconizando uma atuação pacífica.
Ainda que o candidato tucano tivesse provocado os petistas em Capela do Socorro para posar de vítima, a atitude dos militantes do partido governista é grave, pois constitui um atentado às liberdades democráticas.
Fazer campanha livremente é uma das bases da ação de qualquer candidato a cargo público. Além disso, todos os cidadãos brasileiros, incluindo os políticos, têm, em princípio, o direito de ir e vir, podendo divulgar suas causas nos lugares em que estiverem autorizados a fazê-lo.
Cabe agora às autoridades investigar o incidente e, se necessário, à Justiça punir os culpados. Em seguida, será preciso redobrar a vigilância para que incidentes do gênero não se repitam na reta final da disputa eleitoral. Afinal, independentemente da filiação partidária, a campanha deve ser aberta a todos os candidatos legalmente inscritos.


Texto Anterior: Editoriais: AJUSTE MONETÁRIO
Próximo Texto: Editoriais: TORCIDA ÚNICA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.