São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
"O PSDB e o PFL, ao longo de oito anos, detiveram em suas mãos a oportunidade de ser tudo aquilo que propalam que são. Tiveram todo o tempo do mundo para "tucanar" com uma administração consistente. Ao revés, a realidade indica que acabaram gestando a ascensão de Lula. Foram eles que, por incompetência, estenderam o tapete vermelho. Agora reclamam de quê? Afinal, se o povo quer Lula de novo, a lógica é uma só: quem esteve lá e fracassou deveria olhar para dentro de si mesmo e ter um mínimo de grandeza. Mas é mais fácil tergiversar. Ou então avocar às classes sociais mais bem informadas e formadas o dom divino da sapiência. Como a patuléia pós-tucana-pefelê resolveu desconfiar dessa sapiência, os "formadores de opinião" estão com medo de amanhecer em 3 de outubro sem função."
MIGUEL SUTIL (Cuiabá, MT)
 

"No PT, acredito que, até agora, ainda se salvem uns 10%; no PMDB (possível maior aliado), salvam-se uns 5%. Do outro lado, no PSDB, salvam-se uns 8%; no PFL, 0%. Por questão de aritmética, votarei pela reeleição de Lula. É triste ver meu voto guiado por uma conta tão "insana", bem o sei. Mas é a minha realidade."
EDUARDO EVANGELISTA (Belo Horizonte, MG)
 

"Tudo o que tenho lido de autoria de Frei Betto é de uma clareza e de uma objetividade impressionantes ("Valoriza o teu voto", 24/9). O artigo de ontem foi uma verdadeira aula de cidadania neste momento esquizofrênico que vivemos no Brasil. É leitura obrigatória em todos os lares do Brasil."
LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)
 

"E pensar que fui um grande admirador de Frei Betto na época da ditadura, quando me reunia com companheiros universitários do Grupo de Reflexão Universitário, da Paróquia Universitária, na PUC de Campinas, no final dos anos 70. Achei ridículo o seu artigo "Valoriza o teu voto". Parece até que ele está pregando o voto nulo. Só percebi que não era isso quando li que, "se for nulo o teu voto, nula serão também as tuas queixas". Ele prega então o "voto envergonhado"."
IVO MIRANDA JÚNIOR (Campinas, SP)

Campanha e novela
"Quando Chico Malfitani, responsável pela produção de minha campanha eleitoral por TV e rádio, me informou que se inspiraria na novela "Páginas da Vida", de Manoel Carlos, perguntei a ele se não deveríamos antes pedir autorização à Rede Globo. Ele ponderou que seria melhor haver a surpresa e que, obviamente, respeitaríamos a Globo e Manoel Carlos se houvesse objeção. Na verdade, o que imaginamos foi que ambos considerariam a utilização de "Páginas da Vida" para contar "As Histórias de um Homem de Bem" como uma homenagem ao talento de Manoel Carlos. Lembramos que, quando a Globo exibiu "O Rei do Gado", seu autor, Benedito Ruy Barbosa, afirmou que o seu personagem senador Caxias tinha por inspiração, entre outras, a minha pessoa. Tanto é que o diretor Luiz Fernando Carvalho convidou-me, ao final da novela, para estar presente na cena do velório do senador Caxias, o que aceitei de bom grado. Nunca a Globo me pediu autorização prévia. Quando "Páginas da Vida de um Homem do Bem" foi para o ar, a assessoria jurídica da Globo entrou em contato com a produção do meu programa. Foi retirado o termo "Páginas da Vida" e não houve mais objeção a que se contassem "As Histórias de um Homem do Bem", cujos capítulos finais serão apresentados nesta segunda e quarta-feira."
EDUARDO MATARAZZO SUPLICY , senador PT-SP (Brasília, DF)

Primeiro emprego
"A respeito da reportagem "Primeiro Emprego beneficia ONGs de petistas" (Brasil, 17/9), a Associação dos Moradores da Região do Jardim Independência (Asmoreji) vem a público esclarecer a sua posição sobre o assunto. A associação participou da audiência pública de concorrência e foi selecionada como entidade-âncora do Consórcio Social da Juventude por sua qualificação, organização, estrutura e experiência de mais de 20 anos na implementação de projetos sociais na região em que atua. Em sua sede própria, ela oferece cursos semiprofissionalizantes e profissionalizantes para jovens e atende a 80 crianças em sua creche, entre outras ações. Realizando um trabalho transparente e de credibilidade, a entidade mantém convênios com o governo do Estado e com a Prefeitura de Embu. Portanto, diferentemente do publicado, a Asmoreji qualificou-se tecnicamente para liderar o projeto que capacitou cerca de 2.000 jovens da região sudoeste da Grande São Paulo. O programa Geração Cidadã foi a primeira iniciativa de um governo federal para inseriri jovens no mercado de trabalho na história da região. A Asmoreji apresentou a documentação exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, inclusive os relatórios de avaliação e de prestação de contas do projeto."
ANTONIO GERALDO MENDES MATOS , presidente da Asmoreji (São Paulo, SP)

Natação
"Refiro-me ao texto "Brasil pune quem treina no exterior" (Esporte, 12/9), que trata do corte do patrocínio individual de nadadores que vivem fora do país. Nele afirma-se que o patrocínio àqueles atletas foi retirado em função de problemas com a patrocinadora, os Correios. Não temos conhecimento de nenhum problema em relação a essa questão, até porque esse tipo de patrocínio, que tem objetivo motivacional, é definido de acordo com critérios técnicos de exclusiva responsabilidade da patrocinada, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Os Correios vêm patrocinando os desportos aquáticos há 16 anos e consideram esse apoio um dos fatores essenciais para o sucesso da natação brasileira no cenário mundial."
FAUSTO WEILER , assessor de imprensa dos Correios (Brasília, DF)

Resposta do repórter Guilherme Roseguini - A alegação de que existe problema em pagar bolsas a atletas que vivem no exterior com dinheiro dos Correios é de Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Carreira jurídica
"Parabenizo a Folha pela reportagem "Sem espaço, Justiça de SP improvisa arquivos" (Cotidiano, pág. C10, 24/9). É necessário mostrar a todos a situação em que se encontra o Poder Judiciário de São Paulo, há tempos comprometido pela falta de recursos e pela precariedade das condições de trabalho a que estão submetidos funcionários e juízes. Não há motivação para ingressar ou ficar na carreira quando se sabe que a remuneração em outras é bem melhor."
MARCOS ALEXANDRE SANTOS AMBROGI , juiz de direito (Caraguatatuba, SP)

Carta registrada
"No governo "Lulla", o Estado de Santa Catarina teve dois ministros: o da Pesca e o do "Churrasco"."
HENRIQUE J. BERGER (Londrina, PR)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Odilon Guedes e Orlando Fantazani: Uma esquerda sem nenhum caráter

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.