São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2008

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Editoriais

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Foco no professor

RELATÓRIO do Ministério da Educação aponta que a formação precária de professores é crítica nos municípios com os piores indicadores educacionais do país. Para os educadores, esse problema é mais importante do que deficiências de infra-estrutura e de gestão nas cidades com baixo desempenho.
Registre-se, entretanto, que a presença de professores sem qualificação específica, ou com cursos concluídos em área diferente daquela em que lecionam, ocorre também em regiões mais desenvolvidas, como o Estado de São Paulo.
Um novo programa do MEC prevê recursos de até R$ 1 bilhão em 2009 para financiar a graduação e a especialização de professores da educação básica. Parte do dinheiro seria destinada a instituições superiores federais, estaduais e municipais, para custear a abertura de novas vagas. Parte se destinaria ao pagamento de bolsas para que docentes do ensino básico se especializem.
Entre as modalidades em estudo pelo programa federal está o ensino a distância, com a utilização da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que articula na esfera federal programas em instituições públicas. Nesse particular, vai ao encontro de outra iniciativa, na esfera paulista. Trata-se da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que prevê oferecer 6.600 vagas para ampliar a formação de professores em 2009, com o concurso das universidades estaduais.
Bem-vindas, tais iniciativas no entanto não produzirão resultado imediato. Resta esperar que consigam ser financiadas num ambiente menos promissor para as contas públicas. O caráter estratégico desses projetos justifica o corte de verbas em outras áreas, a fim de que possam ser acomodados nos orçamentos.


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