São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

KENNETH MAXWELL

Tristeza pré-natalina

Mark Sadwill, ex-embaixador britânico no Afeganistão e agora principal representante civil da Otan em Cabul, disse à BBC nesta semana que as crianças daquele país estão mais seguras que as de Londres, Nova York ou Glasgow.
Uma dirigente da organização assistencial Save the Children classificou o comentário como "idiota". Na verdade, 20% das crianças afegãs morrem antes dos cinco anos de idade.
Dilma Rousseff não deseja que Henrique Meirelles continue como presidente do Banco Central. É bom recordar que Meirelles foi apontado antes que Lula assumisse o posto, como parte de um acordo entre Lula e o presidente em final de mandato, Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de tranquilizar os banqueiros estrangeiros.
O Goldman Sachs era conhecido na época pela invenção do "Lulômetro", que tabulava a relação negativa entre Lula e o valor do real. Agora, o Goldman Sachs é conhecido por ter inventado o conceito do grupo Bric e ama Lula.
Sarah Palin se tornou a queridinha do movimento Tea Party. Ela diz que pode se candidatar contra Barack Obama na próxima eleição presidencial. Trabalha como comentarista na "Fox News", é autora de um best-seller, apresenta um programa de TV e é mãe de alguns filhos hiperativos, entre os quais Bristol, 20, a mais velha, mãe solteira e defensora da abstinência sexual. Bristol Palin tem um relacionamento conturbado com o namorado, Levi Johnston, e no momento é uma das estrelas no programa de TV "Dancing with the Stars", com índices de audiência duas vezes superiores aos da mãe.
Em janeiro, Ileana Ros-Lehtinen presidirá a comissão de relações internacionais da Câmara dos Deputados norte-americana. Ela é a mulher mais experiente na bancada republicana e defende linha mais dura com o Irã. Sua política em relação a Cuba não oferece espaço para compromissos. Mas também defende os direitos homossexuais e representa um distrito na Flórida que inclui South Beach, famosa por sua comunidade gay, e as ilhas Keys.
O presidente Obama, enquanto isso, se vê reduzido, na área de política externa, a se cercar de veteranos brancos do Partido Republicano, convocados por ele para defender seu tratado nuclear com a Rússia, que está sob ameaça. Como Maureen Dowd escreveu em sua coluna no "New York Times", "você sabe que está encrencado quando precisa pedir que Henry Kissinger garanta sua posição".
São Paulo pelo menos desfrutou de uma bem-sucedida visita de um membro da velha guarda nesta semana. E Paul McCartney mostrou que ainda está com tudo.


KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A memória que falha
Próximo Texto: TENDÊNCIAS/DEBATES
Antonio Carlos C. Ronca, Francisco Aparecido Cordão e Nilma Gomes: A questão étnico-racial na educação do país

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.