São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Uribe e o 3º mandato

SÃO PREOCUPANTES os sinais, agora mais frequentes, de que o presidente da Colômbia pretende despenhar-se na aventura do terceiro mandato.
Álvaro Uribe estimulou tais especulações pelo menos três vezes nos últimos dias: em sua mais recente visita ao Brasil; numa conversa, pouco depois, com integrantes de sua coalizão de governo, cujo teor foi convenientemente "vazado" à imprensa; e ao parabenizar o desafeto Hugo Chávez pela vitória no referendo que permite a reeleição ilimitada de governantes na Venezuela.
O caminho para a terceira candidatura consecutiva do presidente colombiano já foi aberto. A proposta de realização de um referendo sobre o tema foi aprovada na Câmara. Em razão de desentendimentos na base governista, entretanto, decidiu-se que a nova regra, caso endossada pela maioria dos eleitores, valeria apenas a partir de 2014.
Ainda assim, nada impede que o Senado reveja esse cronograma, em benefício de Uribe. Discute-se, inclusive, a possibilidade de instituir o terceiro mandato por emenda à Constituição, dispensando a consulta popular. Seria, de todo modo, uma reforma feita de afogadilho, pois o pleito presidencial está marcado para maio do ano que vem.
O partidários de um terceiro mandato para Uribe afirmam que esse é o único meio de não colocar a perder as conquistas que catapultaram a popularidade presidencial. Trata-se apenas de um pretexto -nenhum candidato vai se eleger na Colômbia sem endossar as linhas de governo consagradas sob Uribe, em especial na segurança pública e no combate à guerrilha.
Um dos presidentes mais populares da América do Sul, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, Álvaro Uribe daria um exemplo importante à região -de apreço pelas regras do jogo democrático, que não dispensam a alternância no poder- se exorcizasse a tentação continuísta.


Texto Anterior: Editoriais: Brechas eleitorais
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Também temos subprimes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.