São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Pimenta Neves
Sinceramente, não entendo como o jornalista Pimenta Neves (Cotidiano, ontem), um réu confesso condenado a 15 anos de prisão, ficou somente seis meses detido e, após quase 11 anos recorrendo à Justiça, terá que cumprir só dois anos de sua pena na cadeia e depois terá direito ao regime de prisão domiciliar. Isso é o que chamam de justiça? Não deveria cumprir a pena integral após o julgamento final dos recursos?
SIDNEI CORRAINI (São Paulo, SP)

 

Durante dez anos que se seguiram à sua condenação, Pimenta Neves viveu tranquilamente. Agora, amparado pelas mesmas leis que o condenou, vai para uma cela "especial" e, dentro de um ano, ou dois, no máximo, graças à legislação, com certeza vai estar fora das grades. É realmente lamentável.
TOMAZ DE AQUINO DOS SANTOS (Piracicaba, SP)

 

Sobre o texto "Semiaberto pode ser pedido em 2 anos, dizem advogados" (Cotidiano, ontem), esclareço que não é possível afirmar, sem conhecer os autos, que Pimenta Neves teve o direito de defesa amplamente assegurado. Na verdade, questionado sobre o que achava da demora em prendê-lo, eu disse que é preferível demorar para prender quem está solto a demorar para absolver quem está preso.
A única coisa que é possível afirmar, de acordo com os fatos noticiados, é o respeito à presunção de inocência, regra segundo a qual ninguém deve ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença.
FÁBIO TOFIC SIMANTOB, advogado (São Paulo, SP)

Palocci
Finalmente a Caixa resolveu dizer a verdade sobre o caso Francenildo: Palocci foi o responsável. Por que Dilma suporta o desgaste que vem sofrendo e não o afasta? Resposta: ele coordenou a campanha e arrecadou milhões para que ela fosse eleita.
ANTONIO CARLOS C. A. FRANCO (Tremembé, SP)

 

Não quero fazer o papel de advogado do diabo, mas a fortuna que Palloci acumulou não pode ser previamente julgada como ilícita, pois inexiste lei que vede a atividade de parlamentar em paralelo com a iniciativa privada, tampouco o aumento exponencial de seus ganhos deve ser considerado algo extraordinário, pois o que mais presenciamos são súbitos enriquecimentos em várias atividades.
JOSÉ GUILHERME SOARES (Uberaba, MG)

Cartão de crédito
A partir do dia 1º, teremos apenas cinco tarifas nos cartões. É para festejar! Mas calma, só vale para os emitidos a partir dessa data. Como sempre, as empresas financeiras e os bancos levam vantagem. Por que a medida não vale para os atuais cartões?
ERICA MARIA HOLANDA (Brasília, DF)

Código Florestal
Os nobres representantes do povo enfiaram o novo Código Florestal goela abaixo da nação. Isso deixa claro qual é o povo que representam: o povo que é dono das terras, da grana e, por consequência, do Congresso.
JOSÉ ALBERTO M. MACHADO (Carapicuíba, SP)

 

Discordo da senadora Kátia Abreu em seu artigo (Ciência, 24/5), quando diz que, se diminuir a área protegida nas margens dos rios e topos dos morros, não há como se pode plantar sem desmatar.
Sobre nenhum agricultor ser obrigado a preservar ou recompor a mata nativa, vejo isso como um tiro no pé, pois florestas estão acabando por falta de compensação dos que passam do limite. É preciso buscar tecnologia para plantar mais em menor espaço.
SÉRGIO APARECIDO NARDELLI (São Paulo, SP)

Comida
É muito bom saber que, a cada quinta-feira, serei brindada pela Folha com várias páginas de sabores. Mantida essa mesma receita, vou acabar virando uma leitora compulsiva! Muito sucesso.
LUCILIA DINIZ, empresária (São Paulo, SP)

 

Ansiava por uma "comida" servida pela Folha. Estou saciada! Agora sei que teremos "banquete" toda semana. Parabéns.
ANA LÚCIA DE OLIVEIRA (Belo Horizonte, MG)

HPV
Reportagem de Claudia Collucci afirma que, no Brasil, "só mulheres entre 9 e 26 anos têm indicação para a vacina contra quatro tipos de HPV, entre os quais o 16" (Saúde, ontem).
Na verdade, existe recomendação do governo, na bula, para meninas e mulheres nessa faixa etária. No entanto vários homens adolescentes e adultos, assim como mulheres, têm-se vacinado. Além disso, conforme informação que acabei de receber, foi publicada no "Diário Oficial" a aprovação da indicação de vacina para meninos e homens de 9 a 26 anos.
ROSIRES ANDRADE, professor da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR)

Presídios
Concordo com vários argumentos do editorial que explicita as mazelas do sistema carcerário (Opinião, ontem). Todavia, para muitos policiais, há a sensação de verdadeira "secagem de gelo" nas operações de prevenção e repressão às organizações criminosas.
Ao abordar cidadãos em atitude suspeita, é comum constatar que muitos deles são beneficiados com alvarás de soltura pela décima ou 20ª vez. A falta de vagas em prisões não pode ser desculpa para que a Justiça devolva o criminoso ao convívio social sem que ele cumpra a sua pena. Isso reforça o sentimento de impunidade.
SANDERLEI FIRMINO, policial militar (Domingos Martins, ES)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Fausto Martin De Sanctis: O caso

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.