São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Terceiro turno

BRASÍLIA - Lula já criou, no plano externo, o G20, o G4, o -3, o G-isso, o G-aquilo. E, no plano interno, o G7 -grupo dos amigos do presidente que alardeiam que o senador Aloizio Mercadante será o candidato petista ao governo de São Paulo em 2006.
Faltou combinar com os adversários. Com quem Lula, Dirceu, Palocci, Genoino, João Paulo, Gushiken e o próprio Mercadante acertaram a decisão na campanha de Marta Suplicy? Com ninguém.
Se Marta ganhar, vai se tornar candidata fortíssima e deixa a prefeitura nas boas mãos de Rui Falcão depois de mais de cinco anos de mandato. Se perder, vai brigar pela vaga com a mesma garra de sempre.
Além disso, há os "outros": e se Suplicy quiser concorrer? O G7, portanto, esqueceu de combinar com Marta, com Rui Falcão, com Suplicy e... com as bases do PT paulista. O partido usa o sistema de prévias, que tem muito mais do que sete votos.
No caso tucano, a situação é mais difusa, o que não significa melhor. José Serra, eleito, ficará amarrado à prefeitura, sob o risco de sair em pouco mais de um ano e se queimar. Derrotado, vai ter que travar uma luta de vida e morte no partido.
Além dele, há uma lista de postulantes longa como lista de supermercado. São uns dois secretários de Alckmin (Saulo e Chalita), meia dúzia de deputados (Feldman, Zulaiê, Aloysio Nunes Ferreira...) e um virtual vereador, o ex-presidente nacional tucano José Aníbal, candidato agora à Câmara Legislativa.
E há o PFL. Tucanos e pefelistas aprenderam a duras penas em 2002 que um precisa do outro. Se a disputa pela Presidência com Lula for para valer, o PSDB vai com um candidato forte e com apoio do PFL. É difícil, mas o preço a pagar pode ser o governo de São Paulo. Com um nome pefelista (Afif Domingos?) ou apoiado pelo PFL (Aníbal?).
A sucessão ao governo paulista, portanto, passa menos por Brasília e mais por São Paulo. E, apesar de todos os desmentidos, ela também já está começando.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O povo não sabe votar?
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Domingo de primavera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.