São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Domingo de primavera

RIO DE JANEIRO - Drummond de Andrade tinha uns compadres em Itabira que, de tempos em tempos, mandavam notícias e queijos para ele. Rendiam (as notícias, não os queijos) excelentes crônicas que ele escrevia ainda com suas iniciais, CDA, no "Correio da Manhã".
Sempre desconfiei que os queijos podiam ser verdadeiros, embora Itabira produza mais ferro do que laticínios. As notícias, ele as inventava para ter assunto e metáforas adequadas ao momento nacional.
Não tenho compadres, mas amigos e parentes espalhados pelo território nacional. Volta e meia eles me avisam que vão chegar e querem conhecer as novidades do Rio, quais as dicas que dou, onde poderia levá-los. Sabem-me ocupado mas acham que eu teria prazer em mostrar os encantos mil de que a Cidade Maravilhosa é cheia, coração do meu Brasil, segundo a marchinha do André Filho.
Antigamente era mais fácil. Uma ida ao Corcovado, outra ao Pão de Açúcar, se o tempo e as autoridades o permitissem, como nas touradas da Espanha, uma ida a Paquetá ou à Floresta do Tijuca, e eles iam embora empanturrados de nossos mil encantos.
Agora é diferente. Não chegam a desdenhar o Cristo Redentor nem o Pão de Açúcar, mas acham que é programa de turista estrangeiro ou de índio nacional. De tanto lerem as colunas especializadas, querem ir ao Bracarense, ao Job, ao Baixo Leblon, aos sambas da antiga Lapa, aos botequins de Santa Teresa, um roteiro de chope com batata frita ou lingüiça calabresa que realmente não faz o meu gênero.
Dou desculpas e, se elas são aceitas ou não, azar meu, perco alguns amigos e parentes distantes. Bem verdade que não faltam os queijos -estou usando uma metáfora cretina, recebo doces confeitados, balas esquisitas de esquisitíssimas frutas locais, que de nada me servem.
Mas tal como acontecia com o poeta Drummond, me deram assunto para esta crônica do primeiro domingo desta primavera.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Terceiro turno
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Eleições e falsas promessas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.