São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2008

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Editoriais

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Crise na campanha

A JULGAR pela mais recente sondagem do jornal "Washington Post" e da TV ABC, de 22 de setembro, a crise financeira já tomou de assalto a agenda da disputa entre Barack Obama e John McCain pela Presidência dos Estados Unidos.
Pior para o republicano. A pesquisa mostra que os eleitores consideram Obama mais preparado para lidar com a economia (53%) do que McCain (39%). Diante do recuo em seus indicadores, McCain procura retomar a iniciativa política correndo grandes riscos, como mostra sua inesperada iniciativa de suspender a campanha eleitoral.
Os números são determinantes. Para 50% dos eleitores, economia/empregos é o tema mais importante na hora de escolher o próximo presidente. A Guerra do Iraque, o segundo assunto mais citado, tem apenas 9% de menções; terrorismo, o terceiro, fica com 7%. Para deixar claro como a agenda mudou, basta notar a hierarquia de preocupações há pouco mais de um ano: Guerra do Iraque (35%), assistência médica (13%), economia (11%) e terrorismo (6%).
Outras duas pesquisas divulgadas esta semana -do Pew Research Center e do "Los Angeles Times"/Bloomberg- também apontam que Obama é tido como o mais preparado para lidar com a economia. Os números ajudam a explicar o avanço do democrata na preferência eleitoral. Segundo a Washington Post/ABC News, desde 7 de setembro, a intenção de voto em Obama cresceu (de 47% para 52%) e a de McCain caiu (de 49% para 43%).
Sintoma de que a crise atingiu em cheio a candidatura republicana foi a manobra temerária de McCain de pedir o adiamento do debate marcado para hoje à noite. Reagindo à cartada republicana, Obama reafirmou sua intenção de comparecer ao encontro, o primeiro da disputa eleitoral.
As eleições ainda podem reservar surpresas -até porque pesquisas nacionais não explicitam os embates em Estados-chave, que serão mais uma vez decisivos para a escolha do presidente. Mas os números indicam que o pânico financeiro claramente forneceu um presente inesperado a Barack Obama.


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