UOL




São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Justiça seja feita

BRASÍLIA - Neste final de ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faria uma grande justiça se viesse a público e agradecesse pela oposição que ele tem. Sem ela, o governo não teria aprovado nem a reforma da Previdência nem a tributária.
Tucanos e pefelistas deram votos preciosos para que as duas reformas caminhassem no Congresso. Fizeram uma oposição a Lula bem diferente daquela que o PT reservou a FHC.
O agradecimento não seria apenas justo, mas também estratégico. O PT, tudo indica, continuará dependendo dos votos do PFL e do PSDB para aprovar seus projetos prioritários.
É o que deve acontecer com o projeto que dá autonomia ao Banco Central, a ser encaminhado ao Congresso em 2004. Pelo menos foi o que prometeu o ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) ao presidente do BC, Henrique Meirelles.
A promessa foi feita para tranquilizar Meirelles, que andou chateado com as informações de que o BC estaria cedendo às pressões vindas do Palácio do Planalto. Palocci e Meirelles negam qualquer interferência. Dizem, por sinal, que hoje o BC já tem uma autonomia informal.
O tema é polêmico dentro do PT. No governo e no Congresso, muitos petistas não querem nem falar em dar algum tipo de independência ao BC. Recuar agora, porém, é quase impossível, principalmente depois de Palocci admitir publicamente que tratará do assunto em 2004.
Soaria como uma rendição às pressões da esquerda. Um reconhecimento de que o governo do PT prefere um BC atrelado ao Planalto. Tudo o que o ministro da Fazenda não deseja. Palocci tem uma convicção: com a autonomia, aumenta o espaço para o Banco Central reduzir os juros.
Para tentar contornar as resistências no partido, o presidente do PT, José Genoino, planeja um seminário com a equipe econômica para debater o projeto com os petistas. Uma dica: melhor Palocci e Meirelles convencerem Lula a agradecer à oposição e garantir, já, os votos de tucanos e pefelistas. É mais seguro.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Fome de competência
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Sergio Torres: Futura ex-lagoa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.