UOL




São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Fome de competência

SÃO PAULO - Governo tira comida da boca das criancinhas do Fome Zero e doa ao mercado financeiro. Se a Folha fosse chegada ao sensacionalismo, poderia perfeitamente ter publicado uma manchete como essa justamente na sua edição natalina, a partir do texto de Marta Salomon no qual se mostra que recursos doados ao Fome Zero não foram usados, na totalidade, com essa finalidade.
É uma das raras ocasiões, talvez a única, em que o sensacionalismo seria louvável.
Não se trata apenas de um programa de governo que não se executa corretamente. Não se trata apenas de uma promessa de campanha que não é levada tão a sério como deveria. Trata-se de uma obsessão de Luiz Inácio Lula da Silva, expressa uma e outra vez ao longo de toda a sua vida pública: fazer o impossível para que todo brasileiro pudesse comer três vezes ao dia.
Que faltasse dinheiro para cumprir a promessa, entender-se-ia. Falta dinheiro para quase tudo no Brasil (menos, é claro, para pagar os sagrados juros da dívida). Mas que, em havendo dinheiro, o governo não consiga gastar tudo, aí já é um escândalo, uma demonstração de incompetência sem paralelo.
De quebra, o governo consegue desmoralizar duas outras coisas: a crença dos brasileiros na solidariedade e as propostas do próprio presidente de criação de um fundo internacional contra a fome. Quem é que vai levar a sério um fundo desses, se o governo que o está propondo não consegue implementá-lo devidamente no seu próprio país?
E quem é que vai se sentir estimulado a fazer novas doações ao Fome Zero se os recursos não chegam, na totalidade, aos destinatários?
Para completar, o Mesa (Ministério da Segurança Alimentar), apanhado no erro, tem como primeira reação a mentira: diz que sim, todo o dinheiro foi usado. Ante a evidência de que não foi, diz que vai voltar no Orçamento do ano que vem para os fins a que se destinaria.
Vista a performance de 2003, quem é que pode acreditar?


Texto Anterior: Editoriais: A ARGENTINA E O FMI

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Justiça seja feita
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.