São Paulo, sábado, 27 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Ruína em construção

SÃO PAULO - "Equipamentos abandonados -como um playground e uma quadra de basquete e futebol- deixam vestígios de que ali um dia já houve um jardim público". Publicada pela Folha no início deste mês, a frase constava de reportagem sobre a praça Ana Maria Poppovic, na avenida Paulo 6º, continuação da avenida Sumaré, a poucos metros da estação Sumaré do metrô. O título já dizia tudo: "Praça no Sumaré vira vazio urbano com mato alto e lixo espalhado".
Uma arquiteta que costuma fazer jogging na pista do canteiro central da avenida comentava: "Sempre esteve assim. Cercado como está, mais parece uma propriedade particular abandonada".
Numa cidade como São Paulo, nem é preciso dizer que a prefeitura tem problemas muito maiores e mais sérios para enfrentar. Por outro lado, se nem as coisas comezinhas são resolvidas...
Mas o que chama a atenção neste (des)caso exemplarmente trivial não é isso -e sim a mistura, que parece muito característica da cidade, entre progresso e deterioração.
Não se trata do abandono de uma região que foi preterida em benefício de outra, como ocorreu, criminosamente, com o centro histórico de São Paulo. Trata-se, antes, do que Caetano Veloso sintetizou num verso: "Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína".
Não é apenas a praça precocemente degradada; se olharmos bem, a própria avenida Sumaré é o exemplo típico da obra que não se sabe ao certo se já se decompõe ou ainda não foi concluída.
Por volta de 1970, com cinco anos de idade, eu acompanhava fascinado da janela de casa os tratores abrindo o leito da avenida. A visão atual da praça vandalizada ou das encostas da Sumaré cheias de capim materializa, como nenhuma outra, a sensação de viver numa cidade em que construção e ruína, progresso e abandono se embaralham e confundem numa coisa só. Fico até na dúvida se devo cobrar Kassab ou... Pedro Álvares Cabral.


Texto Anterior: Editoriais: Ato pela maconha

Próximo Texto: Brasília - Melchiades Filho: Registro sindical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.