São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

Nem aí

RIO DE JANEIRO - Com uma festa rave na zona sul do Rio, Antonio Francisco Bonfim Lopes comemorou seus 33 anos em celebração durante todo o final de semana. Esta seria uma nota social, se não tratasse do aniversário de Nem, acusado de comandar o tráfico na Rocinha, uma das maiores favelas do país.
A rave foi acompanhada pelos serviços de inteligência da polícia do Rio e, por meios indiretos, tornou-se tema de um embate político entre a equipe do governador Sérgio Cabral (PMDB) e aliados do ex-governador Anthony Garotinho, ainda peemedebista, mas que deve sair da legenda para tentar voltar ao cargo em 2010, talvez pelo PR.
Em seu blog, Garotinho postou que o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, não autorizou a realização de uma operação que levasse à captura de Nem durante sua festa de aniversário. Seria sinal do imobilismo dos atuais gestores.
A cúpula da segurança argumenta que uma festa que reúne milhares de pessoas não é cenário para operação policial, mesmo que na busca de um traficante como Nem, cinco mandados de prisão contra si.
Na eleição municipal passada, a Justiça investigou denúncias de coação de eleitores da Rocinha, obrigados a votar em candidato apoiado pela facção criminosa local. A apropriação de setores do Estado pelo tráfico-antes vista como uma ameaça distante- teve ali suspeitas do início de materialização.
Depois de Dona Marta (zona sul) e Cidade de Deus (zona oeste), Beltrame instalará neste mês no Chapéu Mangueira (zona sul) o terceiro batalhão comunitário em uma favela livre de facções criminosas. Em muitos anos, o Rio não teve política de segurança alguma. Beltrame tem a sua -pode ser que o tempo mostre que seja errada. Mas transformar uma questão técnica em eleitoral só pode ser uma opção de quem não está nem aí...


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: O Brasil como ele é
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: O Estado não cria recursos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.