São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Nas mãos de Deus
"Tendo o medo como resposta a uma ameaça específica, é natural na história da humanidade a atribuição, às forças sobre-humanas, da causa de fenômenos que fogem à capacidade de compreensão dos seres "terrenos". Mas que o exmo. representante-mor da nação faça afirmações (Brasil, 26/7) recorrendo a essa entidade espiritual é inadmissível! Esse infortúnio aéreo pode muito bem ser resolvido por seres humanos. Num país onde tudo tem dupla interpretação, confundem-se os "céus" também! A crise não é só aérea..."
DALILA LAMONTAGNA MOURO (Iracemápolis, SP)

"Creio que temos que fazer como o nosso digníssimo presidente da República: toda vez que o avião fechar a porta, entregar a sorte a Deus. Toda vez que fechar a porta da corrupção deslavada, que fechar a porta da violência, da fome, do desemprego, da educação sucateada, temos que entregar a sorte a Deus! Só espero que Deus seja mesmo brasileiro!"
ALUÍSIO DE FREITAS MIELE (Sertãozinho, SP)

Intenções
"As viúvas do governo FHC não têm jeito mesmo: o tal Movimento Cívico irá empolgar o "povo" que freqüenta a Daslu, o Fasano e aqueles que usam a mídia para a auto-promoção."
JOÃO SARAIVA (João Pessoa, PB)

Tragédia e caos
"Com a iminente mudança que se faz necessária diante da situação da aviação brasileira, as empresas TAM e Gol se acham no direito de fazer exigências para colaborarem com uma causa nobre (Cotidiano, 26/7), dizendo aos ministros Dilma Rousseff e Paulo Bernardo que prevêem um aumento de preços nas passagens aéreas caso colaborem. Reflito, então: a ocasião é calamitosa e ainda só querem o bônus, sem nenhum ônus! Vejo que a lucratividade endurece as pessoas em vez de fazê-las mais flexíveis, a fim de que ampliem seus horizontes em prol da coletividade."
DIÓGENES PEREIRA DA SILVA (Uberlândia, MG)

"A politização do acidente da TAM e do caos aéreo em geral, além de deplorável, tenta esconder as responsabilidades do Estado para com a vida do cidadão e não serve à solução no presente nem a resguardará no futuro. A culpa? Deste e de outros governos, dos políticos sem atitudes e comprometimentos, bem como nossa, mansos consumidores e eleitores que somos."
HERCULANO DOMÍCIO MARTINS (Blumenau, SC)

"A péssima gestão do governo foi a causa principal do caos aéreo brasileiro. Infraero, Anac, Ministério da Defesa e Aeronáutica não têm demostrado eficiência necessária para gerir esse complexo e importantíssimo setor. Falta um comando centralizado, que assuma a responsabilidade total pelo controle das operações."
CLÁUDIO FROES PEÑA (Porto Alegre, RS)

"O procedimento de "pinar" o dispositivo de reverso, embora não desaprovado pelo fabricante da aeronave, representa uma "gambiarra". Segundo a TAM, o dispositivo foi "pinado" devido a um vazamento de fluido hidráulico. O sistema hidráulico é responsável por quase tudo o que se move dentro da mecânica dos aviões. Fui apenas mecânico de automóveis, mas, como praticante de "gambiarras", conheço o cheiro de uma, mesmo que sofisticada como essa. É necessário verificar se não há mais aviões voando com reverso "pinado"."
NESTOR RODRIGUES PEREIRA FILHO (São Paulo, SP)

Defesa
"Em seu discurso de posse, o novo ministro da Defesa acertou em um ponto: o problema é de comando. Faltou dizer que não é apenas em sua pasta, mas no país. Falta de comando aliada a uma série aparentemente interminável de desmandos. Até quando?"
PAULO EDUARDO KRÄHENBÜHL LEITÃO (Jundiaí, SP)

"O ex-ministro da Defesa Waldir Pires não tem do que se queixar nos últimos tempos. Ele está ultrapassando os 80 anos de idade com poder no Planalto e na planície. O erro de Waldir foi aceitar um cargo de administração. Ele já deveria saber que nasceu apenas para fiscalizar -foi excelente à frente da Controladoria Geral da União e como deputado federal. Político de escol, homem de honestidade rara, Waldir não poderia, portanto, ser administrador. Essa tarefa é para outros tipos de seres: do tipo que, para comandar bem, faz concessões às indecentes "comissões por fora"."
MARIO IVO ALVES FERREIRA (Salvador, BA)

Aborto
"A filósofa Márcia Tiburi ("Tendências/Debates", 26/7) enfatiza o direito à "soberania que a mulher deve ter ao próprio corpo", mas em nenhum momento é demonstrada a mesma preocupação aos direitos que o feto igualmente tem. A tragédia do aborto só será amenizada com o debate amplo e sincero sobre os riscos desse ato para as mulheres. É fundamental que os governos ampliem a educação sexual nas escolas e demonstrem para os jovens quais os riscos e as implicações de uma gravidez não planejada."
SUELI CRISTINA RODRIGUES DE MORAES (Brasília, DF)

"O artigo "Aborto, soberania e mudez das mulheres" ("Tendências/Debates", 26/7) é uma contribuição importantíssima ao debate sobre esse tema, pois coloca o dedo na ferida. Ampliar o debate e incluir argumentos brilhantes como esse contribui para o reconhecimento da autonomia das mulheres. Os setores conservadores usam muitos subterfúgios para justificar a condenação da liberdade e a autonomia de decisão das mulheres sobre o próprio corpo, mas nunca admitem que buscam a manutenção do controle sobre o corpo das mulheres."
DULCE XAVIER (São Paulo, SP)

Mulheres de ouro
"Que emoção a equipe feminina de futebol, também e principalmente no dia da conquista da medalha de ouro. Exemplo principalmente para os atletas das equipes masculinas do Brasil. Para completar, o brilhantismo da torcida -famílias, homens, mulheres e crianças, pacífica e entusiasticamente, nas arquibancadas, bem o contrário dos energúmenos das uniformizadas. Até a invasão do campo pelo "Beijoqueiro" foi exemplo de amor às nossas atletas. Que seja também o início do respeito das intituladas autoridades esportivas ao futebol feminino. Mulheres maravilha!"
ROBERTO ANTONIO CÊRA (Piracicaba, SP)


Texto Anterior: Gilberto Dupas: Sumiço de abelhas e caos no trânsito

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.