São Paulo, quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KENNETH MAXWELL

Uma ilha distante

O PRESIDENTE Barack Obama e sua família estão tirando uma semana de férias da Casa Branca, em Martha's Vineyard, uma ilha ao largo da costa de Massachusetts. O presidente e sua mulher, Michelle, acompanhados por Sasha e Malia, suas filhas, e Bo, o cão d'água português, mascote da família, chegaram de helicóptero, vindos de Cape Cod, para onde foram transportados pelo avião presidencial.
Os Obama alugaram a Blue Herron Farm, uma propriedade isolada de 11 hectares na cidade de Chilmark. O imóvel pertence a William Van Devendar, um magnata da madeira do Tennessee, republicano e forte partidário do senador John McCain. As amenidades da Blue Herron Farm incluem um pomar de macieiras, jardins e hortas, muros de pedra, uma piscina, um pequeno campo de golfe, uma quadra de basquete e acesso a uma praia privativa.
Martha's Vineyard é muitas vezes definida como "a Hollywood do leste", porque os visitantes regulares incluem celebridades como Harvey Weinstein, da Miramax Films, e Spike Lee. Desde os anos 30, a elite negra norte-americana tira férias na ilha, em Oak Bluffs.
Havia rumores de que os Obama se hospedariam lá, mas a Blue Herron Farm é muito mais aconchegante para a família presidencial.
A morte de senador Ted Kennedy, na terça-feira, certamente provocou lembranças, pois foi aqui que as suas ambições presidenciais foram destruídas, quando, em Chappaquiddick, ele caiu de uma ponte com seu carro. Mary Joe Kopechne, que o acompanhava, morreu afogada no veículo enquanto o senador conseguia escapar.
Martha's Vineyard abriga um pequeno exército de brasileiros, 3.000 entre os 15.000 moradores permanentes da ilha. São faxineiros, jardineiros, trabalhadores braçais. Despercebidos pela maioria dos turistas, mas essenciais para a economia local, a estimativa é de que cerca de 70% dos brasileiros sejam imigrantes ilegais.
Quando Obama saiu de Washington, pesquisas de opinião apontavam uma grande queda no apoio público à sua proposta de reforma da saúde. Grandes minorias de norte-americanos agora acreditam que ele deseje promover uma tomada de controle governamental sobre o setor de saúde, oferecer financiamento público a abortos, prover assistência médica gratuita a imigrantes ilegais e conceder a burocratas o poder de suspender a assistência médica a pacientes idosos em situação terminal. Tudo de fato falso.
O presidente terá muito com que se preocupar durante a sua estadia em Blue Herron Farm.


KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Cartão amarelo
Próximo Texto: Frases

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.