São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Lula, Tancredo, a Bíblia

SÃO PAULO - O presidente eleito demonstra ter plena consciência dos verdadeiros problemas da pátria.
"Enquanto houver, neste país, um só homem sem trabalho, sem pão, sem teto e sem letras, toda a prosperidade será falsa", diz.
Não, não, leitor, não se trata do virtual presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A citação acima pertence a outro presidente eleito, Tancredo de Almeida Neves, no discurso da vitória no pleito indireto de 1985.
Poderia ter sido do mesmo Tancredo ao assumir o cargo de primeiro-ministro do efêmero parlamentarismo, 24 anos antes. Ou de Deodoro da Fonseca na proclamação da República. Ou de dom Pedro na proclamação da Independência.
A história do Brasil é a história da busca da verdadeira prosperidade, para ficar nos termos expostos por esse conservador iluminado que foi Tancredo. O esquerdista Lula repetirá Tancredo, talvez com outras palavras, hoje ou na posse.
Cito Tancredo apenas para deixar claro que a esperança não foi inventada pelo PT em 2002.
A tarefa do partido é transformar esperança em realidade -em circunstâncias infernalmente difíceis, interna e externamente.
Há, de um lado, o coro ensurdecedor dos mercados e de seus ventríloquos na mídia, na academia e nos negócios: superávit fiscal, austeridade, ajuste, respeito aos contratos, viva o FMI, e por aí vai.
É até possível que ouvir a voz dos mercados seja necessário, seja correto ou, pior, seja inevitável.
Mas não dá para esquecer que a voz rouca das urnas digitou outro recado: crescimento econômico, por extensão mais emprego e melhores salários. Ou, para voltar a Tancredo: trabalho, pão, teto e letras.
Pelo tom da campanha, o PT tentará conciliar o clamor do mercado com o clamor da rua.
É possível isso ou vale o que está escrito na Bíblia, que diz que não se pode servir a dois senhores?


Texto Anterior: Editoriais: EMPREGO, RENDA, CIDADANIA

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Em nome de um país melhor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.