São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Pela parte de cima

RIO DE JANEIRO - O gigante Gulliver não era gigante. Era um homem de estatura comum, mas, num país de anões, foi considerado um gigante. Aprisionado pelos liliputianos, foi cooptado pelo rei dos ditos e tomou parte em batalhas contra os inimigos daquele povo, que também eram anões.
Impressionado com o morticínio de ambos os lados, Gulliver perguntou ao rei por que os dois exércitos de anões tanto brigavam -brigavam há 800 anos e pretendiam continuar brigando até o final dos tempos.
O rei explicou que os adversários, pela manhã, na primeira refeição do dia, cortavam o ovo cozido pela parte de baixo. E ele, juntamente com o seu povo, cortava o ovo cozido pela parte de cima, que é menos larga e mais fácil de ser cortada.
Gulliver ficou espantado. Impossível acreditar que tanta ferocidade, tantas lutas e tanta miséria, ao longo de 800 anos, tivesse motivação tão banal. Perguntou ao rei se não havia, na legislação daqueles pigmeus, uma lei, um dispositivo constitucional que regulasse a maneira de se cortar o ovo cozido na primeira refeição do dia. Bastava acrescentar ao texto legal: "Os ovos cozidos devem ser cortados pela parte de cima (ou de baixo)". Pronto. Não haveria mais pestes, nem fome, nem guerras.
Indignado, o rei explodiu: "É evidente que há! Nossa Carta Magna estabelece que os ovos cozidos, na primeira refeição do dia, devem ser cortados pelo lado certo!".
Volta e meia, sempre que posso, e mesmo quando não posso nem deveria, lembro esse pequeno episódio de Gulliver, seguramente um dos dez livros mais importantes da humanidade. Seu autor, Jonhattan Swift (1667-1745), nascido em Dublin, era juiz. No Brasil, virou nome de um frigorífico que -não tenho certeza- não existe mais.
Comi muita salsicha e muito patê de fígado com a sua marca. Sempre abria as latas pela parte de cima.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Em nome de um país melhor
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Democracia, paciência e competência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.