São Paulo, Segunda-feira, 27 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel do Leitor


Embraer
"Diretores do Cade afirmam estar analisando o impacto da venda das ações da Embraer.
Ora, a empresa não tem concorrente sediado no Brasil. A sua maior concorrente é a Bombardier. Será que o Cade está preocupado em não prejudicar o Canadá?
O problema não é de mercado. É de altos interesses do Brasil. É uma questão de segurança nacional, coisa que, por esse e tantos outros fatos, ninguém no atual governo parece estar muito preocupado."
Aristeu Teixeira de Mendonça (São Paulo, SP)

"Com a perda do controle acionário da Embraer (esta é a realidade) para grupos estrangeiros, emerge um fato poucas vezes tratado na grande mídia: os produtos, de inegável sucesso comercial e tecnológico, foram todos desenvolvidos quando a empresa era estatal, com um pesado ônus financeiro pago por toda a sociedade.
A entrega do seu controle a grupos estrangeiros escancara o grau subserviência da elite que controla o país."
Marcos Antônio Miola (Porto Alegre, RS)

A economia no ano 2000
"Alguns aspectos de nossa economia necessitarão de cuidado especial no próximo ano:
a) redução da carga tributária direta (incidente sobre a renda dos assalariados), evitando a necessidade de reindexação dos salários;
b) redução das taxas de juros finais;
c) mostrar para a sociedade qual será a estratégia para o início da amortização do endividamento público;
d) solução para o déficit orçamentário de milhares de municípios, criado após a promulgação da Constituição de 1988;
e) solução do desequilíbrio orçamentário da Previdência Social;
f) retomada do crescimento;
g) início de algum projeto sério cujo objetivo seja melhorar a distribuição de renda."
Alexandre Ramalho (Campinas, SP)

Convocação extraordinária
"Mais uma vez, como vem fazendo todo final de ano, o governo federal premia o Congresso com convocação extraordinária para apreciar matérias que obrigatoriamente deveriam ter sido aprovadas até o final da sessão legislativa, não podendo esta ser encerrada sem a devolução desses projetos para sanção presidencial.
Onde estão os constitucionalistas de plantão desse jornal, muito eficientes sempre que atos do governo federal contrariam interesses empresariais?"
Eduardo Barbosa (São José do Rio Preto, SP)

Tiro ao cidadão
"As raras leis que surgem em proveito do cidadão ou já nascem derrogadas pelos costumes ou são impossíveis de pôr em prática.
Quando o pobre é beneficiado por uma garantia constitucional ou pelo reconhecimento de um direito básico, o Congresso leva uma eternidade para elaborar a lei complementar.
Enquanto isso, o presidente se vale de uma enxurrada de medidas provisórias, que são quase sempre um tiro curto, à queima-roupa, nos direitos e nas liberdades antes conquistadas.
E como o povo está baleado!"
José George Cândido Rolim (Porto Alegre, RS)

Êxodo de talentos
"Faço minha as palavras dos doutores Americo Masset Lacombe e Homar Cais acerca da exoneração precoce na judicatura federal (Folha, edição de 23/12, pág. 1-3).
Acrescento à brilhante e lúcida análise a lembrança de que na medicina e engenharia, apenas para citar algumas áreas, o êxodo foi muito mais precoce e já assume a proporção de milhares de excelentes profissionais, que se exoneraram pelas dificuldades apontadas mesmo sem programa de demissão voluntária.
Quem terá a devida coragem e urgente discernimento para mudar esse trágico panorama?"
Sueli Iris Zilioli dos Santos (São José do Rio Preto, SP)

Terras griladas
"Correta a decisão do Ministério da Política Fundiária de cancelar cadastros no Incra de fazendas griladas, com títulos de propriedades adulterados, e destinar os imóveis para assentamentos e criação de unidades de conservação.
Foi com esse expediente de ocupação ilegal, praticado durante décadas por "fazendeiros", que o Pontal do Paranapanema é hoje a segunda região mais pobre de São Paulo, tendo sofrido o mais violento processo de degradação ambiental que se tem notícia na história do país."
Djalma Weffort (Presidente Epitácio, SP)

Sociedade corrupta
"O narcotráfico infiltrado em toda a sociedade, o escândalo da Câmara de Guarulhos e agora mais essa história de grilagem de terras...
Incrível esse pendor pela corrupção arraigado nos brasileiros. Somos, quase todos, corruptos!
Entre uma opção que nos favoreça e outra na qual não tenhamos nada a ganhar, a escolha será quase sempre pela primeira, mesmo que isso implique passar por cima de valores."
Artur Udelsmann (Campinas, SP)

Natureza e mentalidades
"O maior de todos os direitos é o direito à vida, não apenas à vida humana, mas à vida de todos os seres.
Uma das razões pelas quais a agressão ambiental atingiu níveis tão grandes é a mentalidade da civilização ocidental dos últimos três séculos.
O homem passou a ser a medida para todas as coisas, viu-se narcisisticamente no mundo, buscando a própria felicidade, não levando em conta o direito à vida das outras criaturas.
Somente uma mudança de valores culturais -uma nova mentalidade, um humanismo menos arrogante e mais solidário- permitirá que salvemos não apenas a natureza, mas a nós mesmos do horror pós-moderno."
Valmor Bolan (São Caetano, SP)

Contribuição
""Se algo contribuiu decisivamente para o combate à impunidade no Brasil foi o meu governo." Essas singelas e hilariantes palavras são do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Quanta hipocrisia! Se existisse um livro com os maiores absurdos ditos por políticos, a sua citação figuraria entre as melhores."
Fernando Portela Feitosa Silva (Itapevi, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas-festas que recebeu de: BMW; Land Rover; Visa; Abramet -Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego (São Bernardo do Campo, SP); Rosemary Ferreira de Souza Pereira, diretora-presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo (São Bernardo do Campo, SP); Junji Abe, deputado estadual pelo PSDB-SP (São Paulo, SP); Wadih Mutran, vereador pelo PPB (São Paulo, SP); Renato Wagner (São Paulo, SP); OX; Dedini S/A -Administração e Participações (Piracicaba, SP); Fatos & Notícias (São Paulo, SP); Probus Ind. e Com. de Papéis Ltda. (São Paulo, SP); Flavia Fusco -Assessoria de Imprensa (São Paulo, SP), Amaury Fonseca de Almeida (Rio de Janeiro, RJ); Renato Belli (São Paulo, SP).


Texto Anterior: Mario Garnero: A arquitetura do desemprego

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.