São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Ética
"Lula já havia declarado que ninguém neste país entende mais de ética do que ele.
E, afinal, o que é a opinião de um "simples" Conselho de Ética do governo federal comparada ao julgamento do auto-intitulado "homem mais ético do Brasil'?
Lupi está salvo. Ele será medido pela régua ética do nosso presidente e, nessa medição, pouco serão levados em conta os preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana, a própria definição de ética."
RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

Pesquisa médica
"Em relação ao artigo "Com a palavra, o paciente do SUS" (27/2), do secretário Roberto Barradas, sobre pesquisa de satisfação direcionada a pacientes do SUS que tiveram alta hospitalar, este sindicato esclarece que pesquisar só um segmento, o de usuários de hospitais, não é suficiente para um projeto sério e comprometido de melhoria da qualidade nos serviços públicos.
Devem-se pesquisar também familiares de pacientes que foram a óbito em hospitais, gestores, médicos e demais profissionais da área da saúde, considerando os percentuais de representatividade de cada um. Uma pesquisa com apenas um segmento só serve para mascarar as necessidades que o setor enfrenta no Estado e para manipulações estatísticas, muito comuns em ano eleitoral."
CID CARVALHAES, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (São Paulo, SP)

Espanha e Grã-Bretanha
"Além de doses invejáveis de inteligência, os artigos de Elio Gaspari têm, invariavelmente, o notável mérito de dar voz àquilo que o homem comum intui e não consegue articular de maneira clara.
Foi assim com "O Brasil precisa começar a deportar" (Brasil, 27/2), em que preconiza devolver na mesma moeda o tratamento arbitrário dispensado por Espanha e Grã-Bretanha a viajantes brasileiros.
É humilhante, para o Brasil, ver seus cidadãos impedidos, sem justificativa plausível, de entrar nesses países, beneficiários de nossa tradicional cortesia.
Não é crível que as autoridades diplomáticas brasileiras estejam se conformando em permanecer passivas diante desses verdadeiros insultos."
DANTE SILVESTRE NETO (São Caetano do Sul, SP)

Best-seller
"Legal saber que a Finatec lançou o best-seller "Descentralização e Poder Local - A Experiência das Subprefeituras no Município de São Paulo" (Brasil, 26/2).
Como? Não vendeu nenhum livro? Ninguém leu? Quem pagou foi o contribuinte? Nem Marta Suplicy sabe do que se trata?
Pena! Mas que não se culpem a prefeita e a Finatec.
Na história brasileira, apenas um prefeito legou manuscritos dignos de nota na sua administração. E lá se vão 80 anos.
Marta não é Graciliano Ramos; São Paulo não é Palmeira dos Índios. Porém num ponto eles se parecem. No ponto em que Graciliano escreve, bem-humorado: "Há um descontentamento. Se a minha estada na prefeitura por estes anos dependesse de um plebiscito, talvez eu não obtivesse dez votos"."
ROBERTO VIEIRA (Camaragibe, PE)

200 anos
"Quero cumprimentar Ruy Castro pelo artigo "Salvar Petrópolis" (Opinião, 25/2). O Brasil já destruiu boa parte de sua memória arquitetônica, desprezando a história e a cultura. Petrópolis é a única cidade imperial das Américas, e seu patrimônio pertence ao país. Se o Iphan autorizou dois projetos imobiliários no centro histórico da cidade, cabe ao próprio ministro da Cultura intervir para que um crime não seja perpetrado.
É assim que o Brasil quer comemorar os 200 anos da chegada da família real?"
VALDEMAR CORAUCI SOBRINHO, secretário municipal da Cultura (Ribeirão Preto, SP)

Cesp
"Na sua meteórica passagem pela Prefeitura de São Paulo, José Serra rejeitou a possibilidade de os cidadãos paulistanos poderem escolher diretamente os destinos fundamentais da cidade. A Câmara Municipal havia aprovado lei que regulamentaria plebiscitos, referendos e a iniciativa popular. Projeto semelhante caminha na Assembléia do Estado a passo de tartaruga.
Com o anúncio do leilão de privatização da Cesp, tudo se esclarece: o governador não quer saber o que a população paulista acha dessa privatização. Vende o meu, o seu, o nosso patrimônio sem perguntar o que a população escolheria.
E vamos continuar reclamando e exigindo democracia em Cuba?"
MAURÍCIO PIRAGINO, diretor da Escola de Governo de São Paulo (São Paulo, SP)

CARTA REGISTRADA
"Na China, inicia-se o ano do rato; no Brasil, começa o ano das "ratazanas", com a abertura de mais uma dessas CPIs que não levam a nada."
DUARTE S. LEITE (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Geraldo Medeiros-Neto: Tireóide e o meio ambiente

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.