São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Auditores da Receita
"Em relação ao texto "A receita de devastação", assinado pelo jornalista Janio de Freitas e publicado em 25/5 (Brasil), a assessoria de comunicação social do Ministério da Fazenda esclarece que, ao contrário do que o texto informa, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já recebeu em audiência representantes do Sindicato Nacional dos Auditores-fiscais da Receita Federal -Unafisco.
O encontro ocorreu na quarta-feira passada, 24/5, na véspera da publicação do referido texto. Participaram da reunião o presidente da Unafisco, Carlos André Soares Nogueira, o diretor para assuntos parlamentares, Paulo Gil Holck Intröini, e os representantes Roberto Piscitelli, Olavo Porfírio Cordeiro, José Guilherme Parente, Clair Hickmann, Tânia Simone e Ulisses de Melo. Foi uma reunião de cerca de duas horas, da qual também participou o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. O ministro e o secretário receberam as reivindicações dos auditores e informaram que já estão avaliando alternativas para negociar o fim da paralisação."
PATRÍCIA MESQUITA , assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda (Brasília, DF)

Resposta do articulista Janio de Freitas - Até o momento em que o artigo foi escrito o encontro não havia sido realizado.

Lembo
"Não gostei da crítica que o leitor Carlos Ramirez ("Painel do Leitor", 26/5) fez aos colunistas que apontaram a incoerência da fala e das atitudes do governador Cláudio Lembo.
Se o pefelista "faz o diagnóstico", diz o que se deve fazer para ter a cura, mas não faz, está caindo em contradição e deve, sim, ser criticado.
Se alguém ainda achar que os colunistas foram injustos, apelo para a sabedoria popular: "As palavras comovem, os exemplos arrastam".
MAX HEBERT TEIXEIRA SILVA (Elói Mendes, MG)

 

"Corretíssimas as colocações de Clóvis Rossi em 24/5 referentes a Cláudio Lembo, que, como governador do Estado mais rico do país, não deveria dizer que "não vê a hora de seu mandato terminar".
Isso mostra a total fraqueza de certos políticos, que, diante de adversidades, se encolhem e se acovardam, jogando para o povo a responsabilidade pela atual situação."
JOSÉ EUGENIO COGO (Mauá, SP)

Educação
"Vendo o programa do Partido dos Trabalhadores que mostra as realizações do governo na área da educação, quase esquecemos que o Brasil lidera o analfabetismo na América Latina, tem índices de reprovação escolar iguais aos países africanos, tem 52% dos alunos da 5ª série das escolas públicas completamente analfabetos e 26% da população de 15 a 64 anos sem saber ler e escrever."
ERGÓGIRO DANTAS , pedagogo aposentado (Rio de Janeiro, RJ)

Furukawa
"Durante 12 anos, lecionei na Penitenciária do Estado de São Paulo e, estudante de direito, entusiasmei-me com o estudo dos presídios e dos presidiários. Percorri, então, todos os presídios do Estado. E durante dez anos fui juiz criminal em São Paulo. Posso dizer que entendo do assunto.
Acaba de ser crucificado um homem cuja visão está muito adiante do senso comum. Nagashi Furukawa é a pessoa que mais entende de ressocialização neste país, pois sempre estudou os problemas da área com a visão ampla das nossas peculiaridades, sem preocupação de imitar sistemas alienígenas, produto de realidades totalmente diferentes das nossas.
Os curiosos que nunca puseram os pés num presídio invocam sistemas estrangeiros para atacar o nosso. Citam Japão, Suécia, Itália..., enfim, países que não têm nem um ponto sequer em comum conosco em matéria de realidade social."
HOMERO BENEDICTO OTTONI NETTO (Atibaia, SP)

Morte
"Tenho muito interesse pelas pesquisas do Datafolha, mas faço uma ressalva quanto à pesquisa publicada em 25/5.
A Folha entra num caminho perigoso ao, singelamente, colocar questões tão delicadas como a pena de morte.
Sem debate sobre o tema, e após o massacre ocorrido em São Paulo, a pesquisa está criando um fato que a sociedade não está preparada para enfrentar. Percentuais tão altos nos resultados tendem a ser considerados fato consumado."
SÉRGIO GERSÓSIMO (Carapicuíba, SP)

Brasil
"Roberto Jefferson, Marcos Valério, mensalão, Carnaval, José Dirceu, Palloci, sanguessugas, PCC, Copa do Mundo. Esse é o Brasil. Um escândalo encobre o outro. E sempre um Carnaval ou uma Copa do Mundo encobre tudo. E o povo esquece de tudo."
CAIO ARAGON (Araraquara, SP)

Malandros
"O advogado do PCC que "insinuou" a existência de malandros na Câmara foi preso e algemado. Lula, quando nem sonhava em ser presidente, afirmou que existiam 300 picaretas no mesmo local. Por que será que Vossas Excelências não se revoltaram à época?"
WAGNER JOSÉ CALLEGARI (Limeira, SP)

 

"Achei um absurdo o advogado do PCC ser preso por falar a verdade. Foi o primeiro a admitir ao vivo e em bom som os ensinamentos da Câmara. Merece uma estátua."
MARCELO MARTINS (Franca, SP)
 

"Foi preciso um advogado do crime organizado para lavar a alma do brasileiro. Quem não gostaria de dizer aos nossos deputados o que disse Sérgio Weslei da Cunha?"
CLAYTON LUIZ CAMARGO (São Paulo, SP)

CARTA REGISTRADA

"Diz Lula: "Neste país, tem um tipo de político que não gosta de pobre". Pergunto eu: "Tem neste país algum político que goste de pobre?".
CARLOS BRUNI FERNANDES (São Paulo, SP)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Auto-suficiência em petróleo e a Marinha

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.