São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Avacalhação

SÃO PAULO - O horário gratuito eleitoral é, em tese, uma formidável contribuição para a democracia: o poder público, ainda que indiretamente, abre espaço para que todos os candidatos dialoguem com o eleitor -claro que na proporção da representatividade de seus partidos em pleitos anteriores.
Pena que outras regras e os maus costumes políticos brasileiros tenham transformado o horário gratuito, ou ao menos parte dele, num circo de horrores que só pode fazer mal à própria política.
Não vi ainda, por motivo de viagens, o horário dos candidatos à Presidência. Mas o que vi anteontem, no período reservado aos candidatos ao pleito paulista, é de chorar. Há absurdos de todo o calibre e em todos os partidos. A começar do fato de que vários deles tornaram-se feudos de um dado cacique. Até o PMDB, partido grande e tradicional, não passa, no Estado, de braço eletrônico para a tentativa de reabilitação eleitoral de Orestes Quércia.
Quércia tem todo o direito de querer reabilitar-se. Mas está passando de todos os limites -de que dá prova, de resto, a renúncia de Fernando Morais à candidatura exatamente para não ser "humilhado", como ele disse, pelas rolo compressor imposto pelo ex-governador.
Fosse só isso, ainda seria passável para estômagos menos sensíveis. Mas há um desfile de asneiras, ditas em especial pelos candidatos dos partidos chamados "nanicos" que supera todos os limites.
Não é novidade, eu sei. Mas era de esperar que, com a prática contínua e repetida de eleições, a espécie dos animais políticos evoluiria e o vexame seria atenuado. Que nada.
Qualquer criança que veja o programa gratuito haverá de perguntar ao pai: "Como eu faço para não me transformar futuramente num deles?". É a melhor contribuição que um mecanismo teoricamente democrático pode dar para avacalhar a já avacalhada atividade política.


Texto Anterior: Editoriais: ENTRE O IDEAL E O REAL

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Luz amarela e vermelha para Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.