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FERNANDO RODRIGUES
Luz amarela e vermelha para Ciro
BRASÍLIA - Acenderam-se as luzes amarelas e vermelhas na campanha
de Ciro Gomes (PPS). As primeiras
pesquisas realizadas uma semana
depois do início do horário eleitoral
mostram o que mais temiam os ciristas: o candidato caiu e José Serra
(PSDB) subiu.
No levantamento Vox Populi (realizado nos dias 25 e 26), Ciro cai de
32% para 25% (em comparação com
a pesquisa anterior, dos dias 15 e 16).
Serra sobe de 10% para 15%.
A diferença entre ambos era de 22
pontos. Caiu para 10 pontos. Uma arrancada nada desprezível do tucano.
Os números devem ser considerados
isentos, até porque o Vox Populi presta serviços inclusive para a campanha de Ciro Gomes.
O que tudo isso significa? Que a
campanha de Ciro fez água, foi para
o brejo? E que Serra já se credenciou
para ir ao segundo turno contra Lula
(PT)? É evidente que não.
A eventual troca de posição entre
Ciro e Serra dependerá de como ambos se comportarão nos próximos
dias na campanha.
Nesse sentido, a propaganda de TV
tem grande importância. O tucano
dispõe de um tempo quase infinito se
comparado ao de seus adversários.
Mesmo que perca comerciais por decisão judicial, terá munição de sobra
para atacar Ciro ou quem desejar.
Essa tática foi eficaz até agora.
Resta saber se o movimento registrado na primeira semana pós-propaganda na TV será contínuo. Não
há resposta para essa dúvida.
É também lícito supor que o candidato do PPS reagirá de alguma forma aos ataques. Essa alteração de
atitude de Ciro também poderá causar algum impacto na campanha.
Como já registrado aqui e em outros espaços, a principal pesquisa que
dará uma noção dos rumos da sucessão será a que registrar os efeitos da
propaganda eleitoral depois de dez
dias do início do horário eleitoral. Aí
estará exposto, supostamente, o sentimento decantado do eleitor.
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