São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 2002

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FERNANDO RODRIGUES

Luz amarela e vermelha para Ciro

BRASÍLIA - Acenderam-se as luzes amarelas e vermelhas na campanha de Ciro Gomes (PPS). As primeiras pesquisas realizadas uma semana depois do início do horário eleitoral mostram o que mais temiam os ciristas: o candidato caiu e José Serra (PSDB) subiu.
No levantamento Vox Populi (realizado nos dias 25 e 26), Ciro cai de 32% para 25% (em comparação com a pesquisa anterior, dos dias 15 e 16). Serra sobe de 10% para 15%.
A diferença entre ambos era de 22 pontos. Caiu para 10 pontos. Uma arrancada nada desprezível do tucano. Os números devem ser considerados isentos, até porque o Vox Populi presta serviços inclusive para a campanha de Ciro Gomes.
O que tudo isso significa? Que a campanha de Ciro fez água, foi para o brejo? E que Serra já se credenciou para ir ao segundo turno contra Lula (PT)? É evidente que não.
A eventual troca de posição entre Ciro e Serra dependerá de como ambos se comportarão nos próximos dias na campanha.
Nesse sentido, a propaganda de TV tem grande importância. O tucano dispõe de um tempo quase infinito se comparado ao de seus adversários. Mesmo que perca comerciais por decisão judicial, terá munição de sobra para atacar Ciro ou quem desejar. Essa tática foi eficaz até agora.
Resta saber se o movimento registrado na primeira semana pós-propaganda na TV será contínuo. Não há resposta para essa dúvida.
É também lícito supor que o candidato do PPS reagirá de alguma forma aos ataques. Essa alteração de atitude de Ciro também poderá causar algum impacto na campanha.
Como já registrado aqui e em outros espaços, a principal pesquisa que dará uma noção dos rumos da sucessão será a que registrar os efeitos da propaganda eleitoral depois de dez dias do início do horário eleitoral. Aí estará exposto, supostamente, o sentimento decantado do eleitor.


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