São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Polarizou

BRASÍLIA - Nada como uma pesquisa Datafolha para colocar um pouco de ciência onde vigora quase sempre a especulação. No levantamento realizado na cidade São Paulo na quinta-feira, ficou claro que vai dando a lógica na disputa:
1) a petista Marta Suplicy continua a subir e está com 34%;
2) o tucano José Serra se consolida como o anti-PT, com 30%;
3) Paulo Maluf começa a ficar desidratado, pontuando agora 16%;
4) os outros não têm chance. Erundina (PSB) está com pífios 6%.
A eleição está polarizada entre Marta e Serra. Na maior cidade do país, os eleitores decidiram protagonizar uma reedição da eleição presidencial de 2002, quando PT (Lula) e PSDB (Serra) foram para o segundo turno. Mas há nítidos sinais trocados nessa repetição histórica.
Há dois anos, o PT era o favorito. Em 30 de agosto de 2002, o Datafolha apurou que Lula teria 51% contra 39% de Serra num eventual segundo turno. No dia da eleição, o petista obteve 61,27% dos votos válidos.
Agora, o Datafolha indica que o favoritismo está no colo do tucano. Se o segundo turno fosse hoje, Serra venceria Marta por 52% a 40%.
A alavanca do PSDB é Maluf: se ficarem órfãos no segundo turno, 69% dos malufistas votarão em Serra. Malufismo e petismo são quase como água e óleo. Está nas mãos de Duda Mendonça descobrir a alquimia para juntar esses dois grupos.
Continua cedo para prever um desfecho para a disputa paulistana. Nunca é demais lembrar que, há três meses, petistas enxergavam Marta na lona. Hoje, acham que ela será não só reeleita como candidata à Presidência da República em 2010.
Já Serra encarou uma operação de risco. Pode ser derrotado e sair menor do que entrou nessa disputa. Se vencer, coloca uma estaca novamente na política nacional e sai fortíssimo para influir na sucessão de Lula. Enfim, a eleição começou a esquentar.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O juro jabuticaba
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Gabriela Wolthers: Mais eficiência, menos charme
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.