São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel do leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Legislação ambiental
"Com relação à reportagem "Há irracionalidade em leis ambientais, diz Mercadante" (Brasil, 26/8), esclareço que jamais questionei a legislação ambiental em seus aspectos gerais. Ratifico minha posição de que todos os impactos têm de ser considerados quando da realização de uma obra. Da mesma forma, afirmo que todo grande investimento tem de ser analisado com o cuidado e o tempo necessários para que todos os seus reflexos sejam mensurados com a máxima exatidão. Isso porque a preservação da natureza é fator fundamental, da mesma forma que a legislação ambiental deve sempre passar por aprimoramento."
ALOIZIO MERCADANTE, candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Ética e artistas
"É impressionante a capacidade do brasileiro de se indignar com os defeitos alheios. É o que estamos vendo nas crônicas, nas cartas de leitores, nas opiniões de jornalistas e nas declarações de "ilustres". Todos querendo tirar uma casquinha de Wagner Tiso, José de Abreu, Paulo Betti e Luiz Carlos Barreto. Todos posando de vestais, sem uma pontinha de vergonha. Gostaria que cada um olhasse para dentro de si, de suas empresas. Quantas vezes sonegaram Imposto de Renda? Quantas vezes subornaram o guarda de trânsito? Quantas vezes fizeram um acordo com o médico ou o dentista para pagar menos, sem recibo? Quantas vezes fingiram que não perceberam o item não cobrado na conta do restaurante? Quantas vezes, quantas diferentes coisas sem ética fizeram? Pequenas coisas? Não. Ética não tem dimensão nem relatividade. Tem-se ou não."
FLÁVIO RODRIGUES FONSECA (Mendes, RJ)

 

"Sobre as infelizes declarações de alguns artistas sobre ética na política, ainda cabe uma reflexão: não se faz política sem sujar as mãos, é o que disseram, com pragmatismo. Então, sendo mais pragmático, devemos votar em quem suja menos e trabalha mais. Nesse sentido, os artistas foram incoerentes, porque o PT e o atual governo sujaram o corpo todo, sistematizando a corrupção, além de terem feito muito pouco pelo país. Mesmo com pragmatismo, dá para escolher entre o ruim e o pior."
DANIEL GOULART (São Paulo, SP)

Ação da Polícia Federal
"O fato de a Polícia Federal ter indiciado o ex-tesoureiro do PT e também o ex-ministro da Saúde Humberto Costa prova que o presidente Lula estava certo ao dizer, no estouro da crise do mensalão, que cortaria na própria carne. Aliás, se ex-procurador Geraldo Brindeiro não fosse o "engavetador-mor da República" na época do Fernando Henrique, com certeza o processo de limpeza e depuração teria começado mais cedo no país."
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

 

"Lula tem sempre reconhecido de público a seriedade da Polícia Federal, quase fazendo crer que ela só passou a existir no seu governo. Agora, quando essa mesma Polícia Federal indicia seu ex-ministro, o também petista Humberto Costa, o que fará Lula: desqualificará a polícia ou assumirá que a quadrilha que estava ao seu redor tinha mais do que 40 pessoas?"
SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

Pena de morte
"Fica cada vez mais difícil manter a esperança no Brasil. Como se não bastassem os bandidos que estão atacando à vontade e dando ordens (os do PCC) e os que foram escolhidos pelo povo para exercer o poder e roubam até de doentes pobres (os políticos), ainda existe uma enorme porcentagem da população que acredita na pena de morte como meio de melhorar as coisas. Entre os defensores da idéia, estão eminentes juristas, como Francisco César Pinheiro Rodrigues ("Tendências/Debates", 26/8). Com referência à ótima argumentação apresentada por José Carlos Dias contra a pena de morte (na mesma seção, na mesma data), peço licença para acrescentar: qual será o resultado de ensinar às crianças e aos adolescentes que é permitido, desejável e correto assassinar uma pessoa por um motivo considerado suficiente?"
MARIA ESMERALDA SOARES PAYÃO DEMATTÊ (Jaboticabal, SP)

 

"A respeito do artigo do desembargador aposentado Francisco César Pinheiro Rodrigues ("Tendências/Debates", 26/8), quero registrar que havia muito que não lia texto tão claro, lúcido e brilhante. Chamem de volta os aposentados que nem tudo está perdido no Brasil. Quanto à opinião do dr. José Carlos Dias, sem comentários."
WALKIR CALZAVARA (Campinas, SP)

Burocracias
"Estranho Universo esse em que vivemos. É mais fácil cassar um planeta do que um deputado federal." JAN LUIZ PARELLADA (Assis, SP)

"João negro"
"Lamentável que uma pessoa inocente tenha ficado presa por dez meses devido a um erro judicial. Não é possível que a identificação dos indiciados continue sendo feita desse modo tão primitivo e superado. O mínimo que se espera é que o Estado seja condenado e pague pesada indenização a essa pobre vítima de mais um erro judicial."
RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

Adeus, empregos
"Uma tristeza abrir o jornal e ler, em página inteira, anúncio de uma grande rede varejista estampando ofertas de "importados", somente importados: panelas, frigideiras, copos, cadeiras, mesas, produtos básicos, importados, aqueles que ao adquirirmos exportamos empregos, aqueles que detonam as indústrias metalúrgicas e afins, que não conseguem concorrer com os importados. E então, vamos ficar parados vendo entrar essa infinidade de itens produzidos em países asiáticos em detrimento dos nossos, em virtude dos custos -tributários, fiscais, encargos sociais, juros e outros? Não dá para agüentar, estamos destruindo o país ao importarmos mercadorias que produzimos aqui, mas com custos com os quais não conseguimos competir. Chegou a hora de o governo pensar em uma ação urgente pela sobrevivência em nome da indústria e do trabalhador nacionais."
PEDRO FORTES (São Paulo, SP)

Enem
"Parabéns pela publicação do artigo "As virtudes do Enem", assinado pelo ex-ministro da Educação Paulo Renato de Souza ("Tendências/ Debates", 27/8). Sempre admirei tanto o ex-ministro quanto o presidente anterior, em quem votei e que decepcionou nossas expectativas. Continuarei admirando, apesar disso, assim como a todos que tiverem coragem para contribuir de forma efetiva para a educação."
GIL DOS SANTOS NETO (São Paulo, SP)

Vôlei fechado
"Um absurdo a TV aberta não transmitir a final da Liga Mundial de Vôlei Masculino. Como incentivar a população a praticar outras modalidades de esporte se a mídia apenas tem olhos para o futebol? Aos rapazes do vôlei, parabéns!"
JOVANKA MARIANA DE GENOVA FERREIRA (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Luciano Huck: Muito além dos Jardins

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.