São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Esporte
Como admirador do futebol, espero que a nomeação de Aldo Rebelo para ministro do Esporte seja uma derrota daqueles que querem rasgar o Estatuto do Torcedor, liberar a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, acabar com a meia-entrada para idosos, portadores de necessidades especiais e estudantes e daqueles que querem a transformação da Copa do Mundo num enorme balcão de negócios.
CARLOS ROBERTO PENNA DIAS DOS SANTOS (Rio de Janeiro, RJ)

 

Não fosse a imprensa, a corrupção teria afundado o governo de Dilma Rousseff. A constatação é importante para provar à opinião pública o caráter fundamental da liberdade de informação e de expressão. Sobretudo quando setores políticos querem o controle inconstitucional da mídia, forma disfarçada de censura.
FRANCISCO PEDRO DO COUTTO (Rio de Janeiro, RJ)

 

O agora ex-ministro do Esporte Orlando Silva correu para lá, correu para cá, mas não conseguiu driblar a nossa grandiosa imprensa, que, inegavelmente, vem prestando serviços relevantes ao país. Ele deixou o gramado da Esplanada dos Ministérios dizendo que saía para melhor defender a sua honra.
A sociedade brasileira espera que ele realmente se explique. Outros ministros que deixaram o governo também saíram falando em "defender a honra" e, até agora, nada.
JEOVAH FERREIRA (Taquari, DF)

Enem
Tendo realizado o Enem no final de semana passado, indigna-me mais um vazamento, seguido por um possível cancelamento do exame.
Apesar de todos os erros cometidos desde 2009, nós, estudantes, ainda somos insultados por mais uma falha. Isso depois de uma via-sacra de simulados, noites em claro e ansiedade, que foram por água abaixo.
DANIEL ARJONA DE ANDRADE HARA (Cotia, SP)

Juiz Nicolau
A Justiça tardou, mas não falhou no caso do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, que foi condenado a devolver os milhões de reais que embolsou com o superfaturamento da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo (Poder, ontem). Esta é uma justa medida, que deveria ser tomada contra todos os que enriquecem com o uso indevido do dinheiro público.
IRACEMA PALOMBELLO (Bragança Paulista, SP)

Crise na Europa
Os dirigentes europeus chegaram a um acordo sobre a estratégia a ser adotada em relação à crise.
Anunciaram o aumento do fundo de recuperação dos países em crise e que a Grécia teria sua dívida pública reduzida em até 60% com a participação dos bancos credores. Mas não ficou muito claro quem pagará a conta, já que os créditos a serem anulados são ativos bancários que não poderão ser lançados em prejuízos, a não ser que os países líderes usem recursos do fundo criado, caracterizando uma doação de recursos públicos.
JOSÉ OSVALDO GONÇALVES ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

Deficiência
Sobre a reportagem "SP terá 70 centros de atenção a deficientes" (Cotidiano, 25/10), tenho a esclarecer o seguinte: em momento algum houve interesse em associar a ideia de desconhecimento de questões que envolvem a pessoa com deficiência aos agentes públicos da assistência social. O equívoco, aparentemente não intencional, do jornalista origina uma injustiça com os servidores da assistência social, que representam uma classe de funcionários públicos extremamente envolvidos em questões da inclusão social.
Enfatizo que a fala gravada pelo jovem jornalista foi alterada de forma equivocada, tal como segue. O que eu disse foi o seguinte: "Os gestores e os agentes públicos que estão envolvidos na assistência social, na saúde e na educação e que, muitas vezes, não sabem como lidar com a pessoa com deficiência, vão receber o treinamento. Vai ser um polo irradiador dos direitos da pessoa com deficiência." A que entrou na reportagem foi esta: "Os agentes públicos da assistência social muitas vezes não sabem como lidar com deficientes, então vão ser treinados nesses postos. Serão polos irradiadores dos direitos da pessoa com deficiência."
LINAMARA RIZZO BATTISTELLA , secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA RAFAEL SAMPAIO - A edição refletiu o conteúdo da declaração gravada.

Casamento gay
Em relação ao comentário de Ives Gandra Martins sobre casais gays não serem considerados família (Cotidiano, 26/10), pergunto o seguinte: um casal heterossexual que não gera descendentes biológicos, mas os adota, também não seria considerado uma unidade familiar? Qual a definição de família?
ANA HAMERSCHLAK (Cotia, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Ilana Pinsky: Dirigir alcoolizado, tragédia evitável

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.