São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O mar e a Lagoa

CARLOS HEITOR CONY
Rio de Janeiro - Numa dessas reuniões que chamam de "sociais", e onde se fala de tudo e de nada na base de uma falta de assunto generalizada, um cara tentava provar que a Lagoa tinha apenas uma mídia forte. É considerada a melhor paisagem do Rio, mas o bom mesmo é morar na orla, ou seja, em frente ao mar que vai do Leme aos confins da Barra.
Como se vê, um assunto besta, digno dessas festas de fim de ano. Como único morador da Lagoa presente na roda, senti-me na obrigação de defender minha paisagem e justificar o pesadíssimo IPTU que acabo de receber.
Lembrei o Darcy Ribeiro, que morava num quarteirão da praia de Copacabana. Ele jurava que, em dias claros, estando o sol a favor, podia-se avistar o litoral da África, do outro lado do oceano.
Mais: aspirando com força (e o vento não estivesse contra), ele sentia o perfume de carnes nuas, aquilo que chamava de "bodum" de africanas esguias e sensuais.
Para falar com franqueza, eu achava o Darcy tão divertido que tentei diversas vezes a experiência. Por mais que olhasse em direção à África, o máximo que consegui enxergar, certa manhã, foi uma espécie de urubu que veio vindo em minha direção até se transformar num pontinho escuro dentro da vista que me provocou um início de conjuntivite.
Quanto ao perfume das mulheres nuas, bem que tentei sentir-lhes o gosto e apelo. Esvaziei completamente os pulmões e aspirei com força. O vento estava a favor. Repeti a experiência uma meia dúzia de vezes. Nas primeiras, nada sentia. Na penúltima, descobri realmente um cheiro que, de acordo com a boa vontade, podia lembrar mulheres nuas no cio.
Animado com a perspectiva, respirei mais fundo. Eu estava no Posto 6, o Darcy morava no Posto 5, onde funciona uma elevatória de esgoto que geralmente não funciona. Com os pulmões quase tomados por aquele ar excitante, consegui identificar aquele cheiro. Acho que o Darcy morreu equivocado.





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.